O escritor e navegador brasileiro Amyr Klink virá a Porto Alegre em novembro para o seminário Antártica, 2048 - Mudanças Climáticas e Equilíbrio Global. O evento, que será será realizado no dia 9 de novembro, das 9h às 19h, no Hotel Everest (Duque de Caxias, 1.357), recebe inscrições - gratuitas - a partir de hoje pelo site www.antartica2048.com.br, que também transmitirá as palestras em tempo real.
Pesquisadores e especialistas no continente gelado debaterão o clima e o meio ambiente global em uma perspectiva de futuro, além da presença brasileira na Antártica. Após o incêndio de fevereiro do ano passado, a nova Estação Antártica Comandante Ferraz deverá ser inaugurada em 2015 com modernos instrumentos de pesquisas.
Klink participa da terceira mesa, Pioneiros, Exploradores e Navegadores da Antártica. Entre os palestrantes está o gaúcho Jefferson Simões, glaciologista, cientista e explorador polar, professor da UFRGS e uma das mais importante referências da pesquisa antártica no Brasil e no mundo. Também participam do evento representantes da Marinha, responsável pelo Programa Antártico do Brasil (Proantar) e do Ministério da Ciência e Tecnologia (MCTI).
Também haverá um concurso de artigos sobre mudanças climáticas e Antártica para estudantes de graduação dos cursos de Ciências Biológicas e da Terra, de qualquer universidade. Os conteúdos devem ser enviados pelo site do seminário, onde consta o regulamento, até o dia 9 de novembro. A seleção será realizada por uma comissão acadêmica formada por profissionais convidados. Os três melhores trabalhos receberão prêmios em dinheiro e poderão ser publicados em livro sobre o evento, com lançamento previsto para dezembro.
Um programa educativo paralelo acontecerá em sintonia com a 59ª Feira do Livro de Porto Alegre. As filhas de Amyr Klink - Laura, Tamara e Marininha - farão uma palestra para crianças e jovens entre 8 e 15 anos com o tema "Férias na Antártica". Elas contarão sobre a experiência que viveram passando um ano com o pai e a mãe, Marina Klink, no continente gelado. As inscrições para atividade também precisam ser feitas antecipadamente, no site do seminário.
O evento é organizado pela empresa Mídia Mar e tem a coordenação do ex-Secretário-Executivo do Ministério da Cultura, Vitor Ortiz. Entre os apoiadores estão o Ministério da Ciência e Tecnologia, o Centro Polar e Climático da Ufrgs, o Instituto de Oceanologia da FURG e da USP e a Associação de Jovens Cientistas (Apecs).