Chance Paglia (esq.) e Madilynn Garcia (fundo, à esq.) querem usar a Wikipédia para disseminar informações. Foto: Jonathan Ernst/NYTNS
Ninguém conhece os componentes da matéria escura, o mistério do sorriso da Mona Lisa nem exatamente quanto tempo Kim Kardashian vai levar para perder o peso que ganhou durante a gravidez.
Em meio a esse vasto oceano de perplexidade, no entanto, recentemente um pequeno grupo de voluntários conseguiu expandir o poço de conhecimento humano compartilhado ao participar de uma sessão de edição coletiva, com duração de um dia, patrocinada pela Wikipédia e o Museu de Arte Norte-Americana do Instituto Smithsonian, em Washington. A reunião - batizada maratona de edição - foi a mais recente colaboração entre a enciclopédia online e catedrais de cultura como o próprio Smithsonian para expandir e aprimorar os verbetes da Wikipédia, sujeitas aos caprichos das contribuições voluntárias. Ao mesmo tempo, o Smithsonian consegue divulgar melhor o que consta de suas coleções imensas.
- A Wikipédia é motivada pelo desejo de compartilhar conhecimento livremente com o mundo e isso está em sincronia como nossa missão - afirmou Sara Snyder, webmaster dos Arquivos de Arte Norte-Americana, centro de pesquisa do Smithsonian, que organizou uma sessão de edição, em março, para reforçar os verbetes da enciclopédia sobre artistas mulheres.
As colaborações entre amadores e profissionais começaram em 2010 como fruto da imaginação de Liam Wyatt, ex-barman, engolidor de fogo, produtor de podcast e vice-presidente da Wikimedia Australia, durante um período de cinco semanas não remuneradas como enciclopedista residente da Wikipédia no Museu Britânico. No ano seguinte, os Arquivos de Arte Norte-Americana indicaram seu próprio enciclopedista residente e organizou uma maratona de edição, convocando voluntários locais para criar novos artigos utilizando os recursos da entidade. Outras instituições, como a Biblioteca Pública de Nova York, o Museu da Criança de Indianapolis e o Museu Picasso, Barcelona, juntaram forças ao que tem sido chamado de iniciativa Glam-Wiki; Glam é a sigla em inglês para galerias, bibliotecas, arquivos e museus.
Instituições como o Museu Britânico e o Smithsonian reconhecem que não podem competir com a popularidade da Wikipédia. Muitas pessoas procurando informação online sobre o Smithsonian entram na Wikipédia e não no próprio site da entidade.
Diversos funcionários de mídia social do Smithsonian se juntaram a cerca de uma dúzia de editores e novatos atraídos pelo Museu de Arte Norte-Americana, em julho, pela perspectiva de disseminar o conhecimento, um passeio pelos bastidores e almoço grátis.
Embora qualquer um possa com a mesma facilidade acrescentar verbetes à Wikipédia enquanto está sozinho em casa trajando apenas roupas de baixo, se sentar a uma mesa de reunião com um laptop e colegas enciclopedistas pode ser uma ótima maneira de socialização "para pessoas que não gostam de se conhecer", disse Gerald Shields, advogado tributário do Departamento do Tesouro dos Estados Unidos que mora no condado de Prince George, Maryland, e integra a divisão local da Wikipédia.
Segundo Shields, ele costuma editar artigos sobre a Coreia do Norte e o feminismo, principalmente porque são poucos os que fazem isso. Ele vasculha a versão em inglês do jornal "The Pyongyang Times" em busca de citações e, no ano passado, chegou a passar parte de uma viagem à China tentando localizar uma fotografia de Ri Sol Ju, esposa de Kim Jong Un, o líder norte-coreano. No museu, Shields, câmera na mão, assumiu o papel de cronista oficial do dia.
Essa foi a primeira sessão de edição em grupo para Robert Greenwood, policial aposentado de Catlett, Virgínia, que vem editando verbetes da Wikipédia, principalmente sobre ciência amadora e ornitologia, há mais de dois anos. Segundo ele, o que o atraiu ao mundo Wiki foi o assassinato de Trayvon Martin, em 2012, o adolescente negro desarmado morto por George Zimmerman, vigia voluntário de bairro em Sanford, Flórida.
- Eu cuidava dos telefonemas e ouvi todos os registros das ligações para o serviço de emergência - ele disse. Segundo Greenwood, em vez de ter acesso a apenas trechos de conversas revelados pela imprensa, os cidadãos deveriam poder ouvir a conversa inteira e tirar suas próprias conclusões. Ele formatou as gravações e as carregou na Wikipédia.
Para o Museu de Arte Norte-Americana, Greenwood criou um artigo sobre conservação de arte, um entre dezenas de assuntos - entre eles, conservação digital e os artistas Paul Cadmus, Leo Friedlander e Margaret Boozer - que a instituição listou como necessitando de mais informação ou de novos verbetes.
Contudo, fazer a lista do museu não basta para ser aprovado pela Wikipédia. A enciclopédia online se vale de citações para determinar se alguém é suficientemente notável para merecer uma entrada.
Fran Rogers, do comitê técnico da Wikipédia, decidiu escrever sobre Betty Spindler, ceramista, depois de ver uma de suas criações - um cachorro-quente de argila com vinagrete e mostarda - presente na coleção do museu. Rogers disse esperar a inclusão da obra de Spindler em algumas coleções e sua menção em reportagens a fariam ultrapassar o obstáculo da notoriedade. Parece ter funcionado. Nenhum dos outros enciclopedistas questionou o verbete.
A principal razão para justificar a presença de Rogers na sessão de edição era ajudar novatos com problemas técnicos. Como a maioria dos outros participantes que não era do Smithsonian, ela não tinha interesse particular pela arte.
Madilynn Garcia, estudante da Universidade do Texas, campus de Austin, e seu primo, Chance Paglia, da Universidade de Georgetown, estavam interessados em aprender como usar a Wikipédia para disseminar informações, mas não necessariamente sobre arte.
- Conheço bastante sobre as culturas nativas anteriores ao xamanismo - disse Paglia, explicando porque estava trabalhando em verbetes sobre metalurgia no Japão e anteriores ao Império Romano e não ligados à arte. Garcia, estagiária de verão da American Alliance for Theater and Education, estava cuidando da página sobre dramaturgos vencedores do prêmio Pulitzer.
Quando Wayne Clough, secretário do Smithsonian, deu uma passadinha pela sessão, olhou sobre os ombros de Garcia e Paglia e perguntou no que os dois trabalhavam.
Antes que pudessem responder, outro empregado do Smithsonian distraiu Clough. Garcia e Paglia trocaram um sorriso breve.
Clough agradeceu aos voluntários. Enquanto falava, Shields e outro colaborador veterano, Jim Hayes, conferiam a página na Wikipédia sobre o secretário e decidiram que a fotografia poderia ser melhorada. Assim, Shields bateu alguns retratos e logo trocou a imagem de Clough com alguns voluntários às 14h21. Catorze minutos mais tarde, porém, outro editor em algum lugar do ciberespaço chamado Duckduckgo recolocou a fotografia original e baixou a nova imagem porque a comunidade da Wikipédia concordou que fotos biográficas costumam ser retratos somente do indivíduo em questão.
- Isso faz parte do jeito como a Wikipédia funciona. Qualquer um pode editar meu artigo - declarou Shields.