O Coletivo Coca-Cola - programa de capacitação realizado pela Coca-Cola em parceria com a Vonpar Bebidas - encerra as inscrições no dia 25 de fevereiro para o seu ciclo de capacitação profissional em Porto Alegre e Região Metropolitana. Para participar é preciso ter entre 15 e 25 anos, ter concluído ou estar cursando o Ensino Médio. Ao todo são mais de 15,6 mil vagas disponíveis em 12 Estados e no Distrito Federal. No Rio Grande do Sul, serão 720 oportunidades. As inscrições podem ser feitas diretamente nas quatro unidades do projeto (endereços abaixo) ou ainda no posto avançado do projeto na frente do Sine de Porto Alegre (Avenida Sepúlveda, esquina com Mauá, no Centro).
O principal curso oferecido é o Coletivo Varejo, que capacita jovens para o primeiro emprego na área de varejo e os encaminha para o mercado de trabalho formal. As aulas acontecem duas vezes por semana com duas horas diárias pelo período total de dois meses. Entre as atividades desenvolvidas no cronograma, os jovens utilizarão um game que simula o cotidiano de um mercado varejista. Eles também farão uma visita a um ponto comercial de sua região, para entender na prática como funciona um estabelecimento.
As turmas começam no início de março. Além do certificado de conclusão, os participantes recebem indicação para processos seletivos de grandes empresas. Com isso, a proposta do programa é preparar cidadãos qualificados com condições de disputar boas oportunidades de trabalho.
Mais informações podem ser obtidas no site do projeto.
Coletivo Coca-Cola no Rio Grande do Sul:
Presente no Estado desde 2011, o projeto já qualificou mais de 1,2 mil jovens de comunidades carentes de Porto Alegre e Região Metropolitana. Hoje com seis unidades (quatro na Capital, uma em Canoas e outra em Novo Hamburgo), o Coletivo prevê encerrar 2013 com mais três operações.
- Estamos avaliando as áreas mais propícias para esse investimento. Já no mês de março vamos iniciar a prospecção com ONGs de várias regiões do Estado - explica Francisco Meirelles, coordenador operacional do Coletivo Coca-Cola no Brasil.
Segundo Meirelles, o diferencial do curso é justamente essa adaptação entre a demanda do mercado por qualificação profissional e o universo dos jovens:
- Nossas salas são tematizadas com imagens lúdicas e a dinâmica de estudo contempla o novo perfil dos jovens, unindo teoria com games - analisa.
Unidades Coletivo Coca-Cola:
- Coletivo Santo Afonso (Rua Vera Cruz, 103, Novo Hamburgo, telefone (51) 3586-6731)
- Coletivo Mathias Velho (Rua Coronel Vicente, 1.340, Canoas, telefone (51) 3472-7629)
- Coletivo Campo da Tuca (Rua D - Campo da Tuca, 200, Porto Alegre, telefone (51) 3384-6118)
- Coletivo Rubem Berta (Rua Rosa Maria Malheiros, 27, Porto Alegre, telefones (51) 3367-2986 e (51) 3384-7745)