Muito esforço, superação de metas, prazos cumpridos e investimento em qualificação resultaram em uma promoção de cargo. É hora de vibrar com a vitória, mas também de estar atento. Aquele que encarar a ascensão simplesmente como o final feliz para uma história de dedicação ao trabalho pode estagnar na carreira ou até fracassar na missão. Por isso, o novo desafio deve ser visto como o primeiro capítulo de uma etapa profissional para a qual é preciso estar bem preparado.
Entre os erros mais comuns cometidos por pessoas que assumem um cargo de liderança pela primeira vez, explica Eliseu Ordakowski, consultor sênior em planejamento de carreira da Produtive - Carreira e Conexão com o Mercado, estão a falta de planejamento estratégico e a falsa ideia de que o novo posto exigirá as mesmas competências necessárias para executar as tarefas do cargo anterior.
- No momento de uma promoção, é natural que a primeira leitura seja "Quais foram os meus valores que levaram a subir de cargo?" e a tendência é tentar carregar esse conjunto de fatores para a próxima etapa. Mas essas competências estavam alinhadas à antiga função e não necessariamente serão fundamentais para a próxima fase da carreira. A pessoa precisa se inteirar sobre as novas responsabilidades - alerta Ordakowski.
Fundamental também, afirma Cesar Rego, líder da Hays em Curitiba, é saber quais são as expectativas dos superiores e dos subordinados, além de estar atento para a política de gestão da empresa.
- Algumas pessoas, assim que assumem, querem implementar o seu estilo de comando e mudar tudo no seu setor. Antes, elas têm de saber se é aquilo que a corporação espera dela. Se faz necessário também ter sensibilidade para conhecer a equipe e saber se comunicar com ela - destaca Rego.
De acordo com a coach Margarete de Boni, quando um profissional assume um cargo, ele precisa aprender a pensar, sentir e agir nesse novo posto. Uma das formas, indica a psicóloga, é separar os dois papéis: o de gestor (gerencia recursos) e o de líder (leva as pessoas para algum lugar).
- Um bom profissional tem de ter em mente que é um eterno aprendiz e desenvolver a capacidade de aprender a aprender - finaliza Margarete.
Constante atualização
Há 15 anos, Paulo Henrique Donassolo (foto), 44 anos, trocou a carreira de analista de sistemas para trabalhar na área comercial. Para isso, precisou de planejamento estratégico e preparação. Cursos, pós, mestrado e pesquisa de mercado marcaram a vida profissional do gerente comercial da Empório Body Store, que credita o seu sucesso profissional os treinamentos e às constantes atualizações sobre o mercado no qual atua.
- Para assumir um novo cargo, é fundamental buscar qualificações para trazê-las à prática no momento de desempenhar as nossas funções. Hoje eu também dou aulas na ESPM e acredito que as duas carreiras se complementam e me ajudam a estar em constante desenvolvimento - conta Donassolo.
Dicas para quem ascende na carreira
Como se preparar
- Procure inteirar-se sobre a política organizacional da corporação, para que o seu jeito de liderar não confronte com o estilo de gestão aplicado na empresa.
- Entenda o funcionamento do setor e conheça a equipe antes de implementar mudanças.
- Certifique-se sobre as expectativas da empresa em relação ao seu trabalho e procure afiná-las com as suas próprias expectativas.
- Delegue: cuidado para não cair na tentação de acumular tarefas ou executar as atividades que você fazia no cargo anterior.
- Seja comunicativo e sensível com a sua equipe e clientes, pois você terá um impacto direto no seu time para o bem ou para o mal.
- Esteja antenado ao mercado, às mudanças da empresa e procure não destoar da cultura da organização.
- Conheça bem a sua equipe antes de começar a tomar decisões e fazer mudanças.
Principais erros cometidos
- Distanciar-se dos antigos colegas: quando assumem uma função de liderança, algumas pessoas esquecem que um dia estiveram no lugar daqueles que hoje são seus subordinados.
- Impor suas ideias: pensar que pode decidir sobre tudo sozinho, adotando uma postura autoritária e não ouvindo outras opiniões.
- Estagnar a carreira e se acomodar: como já foi promovido, achar que não precisa mais investir em qualificação. O mercado está em constante mudança, é preciso ficar atento para não se tornar um profissional superado.
- Não se preparar para a nova função: admita seus pontos fracos e busque apoio para melhorá-los. Quando sentir dificuldades no novo cargo, procure a ajuda de seu superior e troque ideias com ele.
- Preocupar-se mais com o status do novo cargo do que com a sua função: mais importante do que o título de gestor são os impactos que a sua liderança irá causar para o crescimento da empresa.
Fontes: Eliseu Ordakowski, consultor sênior em planejamento de carreira da Produtive - Carreira e Conexão com o Mercado, Cesar Rego, líder da Hays em Curitiba, e coach Margarete de Boni