As universidades federais instaladas em municípios onde haverá segundo turno no Rio Grande do Sul decidiram manter em 28 de outubro o ponto facultativo do Dia do Servidor Público. O debate sobre alterar a data da folga considera um possível aumento na abstenção eleitoral.
A Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) anunciou, na tarde desta terça-feira (15), que manterá o ponto facultativo em 28 de outubro. A mesma decisão foi tomada pela Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre (UFCSPA).
A Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) também confirmou a manutenção da ponto facultativo. No município, disputam o segundo turno os candidatos Valdeci Oliveira (PT) e Rodrigo Decimo (PSDB).
Decisão semelhante foi tomada pela Universidade Federal de Pelotas (UFPel). O município decidirá, no segundo turno, entre Fernando Marroni (PT) e Marciano Perondi (PL).
Governo do Estado altera folga; Canoas e Pelotas mantêm data
Os servidores estaduais terão a folga no dia 1º de novembro, conforme decreto a ser publicado nos próximos dias. A decisão do governo estadual busca minimizar o risco de aumento na abstenção.
A posição é semelhante a da prefeitura de Caxias do Sul, que foi a primeira a confirmar a mudança também para a véspera do feriado do dia de Finados.
Em Porto Alegre, ainda não houve definição. Segundo a assessoria de prefeito, o assunto está em análise na Secretaria Municipal de Administração e Patrimônio. A prefeitura de Santa Maria informou que "avalia (o tema) e terá a definição nos próximos dias".
As prefeituras de Canoas e Pelotas, por outro lado, decidiram manter a folga dos servidores na data original.
Justiça Eleitoral também altera feriado
O presidente do Tribunal Regional Eleitoral (TRE) do Rio Grande do Sul, desembargador Voltaire de Lima Moraes, também decidiu alterar a data de folga para 31 de outubro. O anúncio foi realizado na segunda.
A mudança impacta apenas os trabalhadores ligados ao próprio órgão, como servidores, terceirizados, estagiários, requisitados e juízes eleitorais.