A Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) está avaliando os impactos dos alagamentos em duas unidades da instituição. A mais afetada foi a Escola de Administração, que fica no Centro Histórico de Porto Alegre. No início da semana, foi realizada reunião com a reitoria para debater a reconstrução do prédio.
O pavimento térreo ficou alagado, acarretando perdas de livros, equipamentos eletrônicos e mobiliário, como mesas e cadeiras, bem como a deterioração da estrutura física. Ainda estão sendo avaliados os danos na elétrica do prédio. Há uma alternativa de reposição de subestação em estudo, organizada pela Superintendência de Infraestrutura, caso seja necessário.
Alguns equipamentos, como aparelhos de ar-condicionado que estão funcionando, estão sendo retirados e higienizados, de modo a preservá-los. Também será consultada uma equipe de marcenaria para verificar os danos no piso das salas de aula atingidas.
O reitor Carlos Bulhões afirmou, no encontro na segunda-feira (20), que as despesas de obras e a reposição dos materiais perdidos serão custeadas pela universidade, junto ao Ministério da Educação (MEC). Desde o último domingo (19) está sendo realizado o trabalho de limpeza e recuperação do edifício para garantir o retorno das atividades.
Mas ainda não há previsão de retomada. As aulas estão suspensas em todas as unidades da UFRGS até 1º de junho. A instituição ainda não divulgou como será o calendário acadêmico a partir de junho.
Rádio fora do ar
Conforme a Secretaria de Comunicação da Universidade, a outra instalação que foi atingida pela enchente foi o prédio dos transmissores da Rádio da Universidade, que fica no município de Eldorado do Sul, um dos mais afetados na Região Metropolitana. A água invadiu o pavimento térreo do prédio e prejudicou a rede elétrica.
O edifício foi propositalmente construído sobre pilotis, o que permitiu escoar a água. A universidade diz que os equipamentos de transmissão não foram atingidos. No entanto, a emissora está fora do ar desde o dia 4 de maio, por falta de energia elétrica.
A transmissão da rádio foi retomada nesta quinta-feira (23) de forma digital, pela internet. Segundo o comunicado da instituição, não há previsão de retorno da transmissão pelo dial AM.