Um estudante de 17 anos não conseguiu fazer a prova do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2024 neste domingo (3) após ter os documentos roubados na zona norte do Rio de Janeiro.
O jovem Thierry Muniz Soares, usava uma mochila do Fluminense quando sofreu a abordagem de integrantes de uma torcida organizada do Flamengo, afirmou o pai, Luiz Pierre Soares, ao G1. O clube disputou a primeira partida da final da Copa do Brasil contra o Atlético-MG no estádio do Maracanã.
Conforme o adolescente, as palavras usadas antes da mochila ser puxada para trás e levada foram "Fluminense aqui não".
Sem o documento com foto, obrigatório para fazer a prova, o jovem entrou em contato com o pai que, 10 minutos antes do fechamento dos portões, levou uma cópia autenticada da carteira de identidade do filho.
No entanto, a explicação não foi suficiente para liberar a entrada no local de prova, pois a coordenação teria afirmado não poder aceitar cópia autenticada do documento de identidade. O estudante ainda pediu ajuda à polícia que informou não poder intervir nessa situação.
Procurada, a Polícia Militar do Rio de Janeiro informou ter conhecimento do caso e que está apurando informações com outras equipes da região.
Responsável pela aplicação da prova, o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) não respondeu aos questionamentos sobre o caso.