Subiu para 1.028 o número de escolas da rede estadual no Rio Grande do Sul afetadas pela tragédia climática, conforme novo balanço da Secretaria da Educação (Seduc), divulgado neste sábado (11). Até sexta-feira (10), estimava-se 976 escolas atingidas. Algumas sofreram prejuízos na infraestrutura, outras estão servindo de abrigo ou têm problemas de acesso.
O número representa mais de 40% do total de escolas da rede estadual. Os novos dados mostram que instituições de 243 municípios foram impactadas, sendo que 528 tiveram danos na infraestrutura. Dos 358 mil estudantes afetados, 149 mil já retornaram às atividades.
A avaliação dos danos segue em andamento, como destacou a secretária da Educação, Raquel Teixeira, em entrevista à rádio Gaúcha nesta sexta-feira (10). De acordo com ela, pelo menos 50 escolas precisarão ser reconstruídas. O levantamento de obras e reformas que serão necessárias está sendo conduzido pela Secretaria de Obras Públicas do RS.
Retorno gradual das aulas
Conforme a Seduc, o retorno das escolas da rede estadual às atividades está ocorrendo de forma gradual e com foco no acolhimento a estudantes e professores, de acordo com a avaliação realizada pela respectiva Coordenadoria Regional de Educação (CRE). As atividades seguem suspensas por tempo indeterminado nas coordenadorias de Porto Alegre, Canoas e Gravataí.
O governo do Estado alerta que não é verdade que as aulas estão suspensas na rede estadual em todo o Estado por tempo indeterminado, como diz um card que está circulando nas redes sociais. Informações sobre a retomada das aulas nas diferentes coordenadorias estão disponíveis em uma página no site SOS Enchentes, confira.
Em localidades menos atingidas pela crise climática, as condições permitiram a retomada das atividades desde a última terça-feira (7), incluindo as coordenadorias de Caxias do Sul, Santa Cruz do Sul, Passo Fundo, Santa Maria, Cruz Alta, Uruguaiana, Osório, Bagé, Santo Ângelo, Erechim, Bento Gonçalves, Santa Rosa, Santana do Livramento, Palmeira das Missões, Três Passos, Vacaria, Soledade, São Luiz Gonzaga, São Borja, Ijuí e Carazinho.
O cenário segue sendo avaliado nas coordenadorias de Pelotas e Rio Grande, e deve ser anunciada pela Seduc definição sobre os próximos dias neste domingo (12). A partir de segunda-feira (13), há previsão de retomada gradual das atividades em escolas dos municípios que integram as coordenadorias de São Leopoldo, Guaíba e Cachoeira do Sul.
Veja os 40 municípios que retomam as aula na rede estadual na segunda:
- Agudo
- Alto Feliz
- Araricá
- Arroio do Tigre
- Barão
- Bom Principio
- Butiá
- Cachoeira do Sul
- Camaquã
- Campo Bom
- Capela Santana
- Cerro Grande do Sul
- Chuvisca
- Dois irmãos
- Dom Feliciano
- Estrela Velha
- Guaíba
- Igrejinha
- Linha Nova
- Minas do Leão
- Montenegro
- Nova Hartz
- Novo Hamburgo
- Paraíso do Sul
- Pareci Novo
- Parobé
- Poço de Antas
- Portão
- Restinga Sêca
- Salvador do Sul
- São José do Sul
- São Leopoldo
- São Sebastian do Caí
- São Vendelino
- Sapiranga
- Segredo
- Sentinela do Sul
- Sertão Santana
- Taquara
- Tupandi