Com intuito de preparar alunos de escolas públicas para ingressarem no mercado de trabalho, o Instituto PROA abriu 35 mil vagas gratuitas, sendo 2 mil no RS, para um curso profissionalizante online. As inscrições seguem até 14 de abril pelo site www.proa.org.br.
As vagas, divididas entre nove Estados e o Distrito Federal, são destinadas a jovens oriundos de escolas públicas, com idades entre 17 e 22 anos. Para participar, é necessário ter o Ensino Médio concluído ou estar matriculado no último ano desta etapa. As aulas serão realizadas em plataforma online, com encontros semanais.
Conforme o PROA, o curso profissionalizante vai trabalhar habilidades interpessoais com jovens e oferecer especialização em áreas como administração, logística, varejo, educação financeira, promoção de marcas, UX Design e atendimento ao cliente. Ferramentas como Excel e Power BI também serão trabalhadas.
No momento da inscrição, os interessados devem realizar teste básico de Língua Portuguesa e raciocínio lógico. O curso, com cem horas de duração, será dividido em quatro módulos, a partir dos temas: autoconhecimento, projeto profissional, raciocínio lógico e comunicação. Uma vez por semana, os jovens participam de encontros remotos ao vivo.
Ao final do curso, os participantes recebem certificado de conclusão e acesso a uma plataforma exclusiva de vagas de emprego.
Confira o número de vagas por Estado:
- Rio Grande do Sul: 2 mil vagas
- São Paulo: 15 mil
- Rio de Janeiro: 8 mil
- Minas Gerais: 4 mil
- Paraná: 1 mil
- Santa Catarina: 1 mil
- Mato Grosso do Sul: 1 mil
- Pernambuco: 1 mil
- Bahia: 1 mil
- Goiás: 750
- Distrito Federal: 750