O tradicional HackaTchê, competição anual promovida pela Secretaria Estadual da Educação (Seduc), realizará mais uma edição entre os dias 18 e 20 de março. O objetivo do evento, que ocorre no Parque Científico e Tecnológico (Tecnopuc) da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS), é fomentar o ecossistema de inovação no Rio Grande do Sul, com a participação de alunos de escolas públicas.
Neste ano, o HackaTchê está maior, com três diferentes trilhas: Business, Talks e Maker. A primeira é voltada para alunos do Ensino Médio, que serão distribuídos em seis equipes para criar soluções para resolver problemas relacionados aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS). As inscrições já foram encerradas.
Já o Talks é um espaço em que personalidades compartilharão as suas experiências com o público, no estilo TED Talks. A iniciativa é fechada para as escolas previamente selecionadas. A última trilha, Maker, é para alunos dos anos iniciais de escolas estaduais e do município de Porto Alegre. As escolas participantes selecionarão 20 estudantes.
— É muito legal a gente pensar nesse movimento do HackaTchê como a construção de pontes, de uma integração entre a Educação Básica e o ecossistema de tecnologia e inovação. A gente quer essa integração, essa mistura, para que os estudantes das escolas públicas possam conhecer, ter contato e já começar, mesmo, nesse mercado. A gente fala muito que é o mercado do futuro, mas já é o do presente — afirma a diretora de Formação, Inovação e Protagonismo na Seduc, Naomy Oliveira.