Os 25 colégios operantes no Rio Grande do Sul da rede Adventista retomaram as aulas nesta quarta-feira (14). Em Porto Alegre, o Colégio Adventista Marechal Rondon recebeu os alunos com balões e clima de festa – neste ano, a unidade completa 70 anos, e as comemorações já começaram.
Para marcar o aniversário, que será celebrado no dia 5 de outubro, a instituição de ensino prevê novidades em 2024, como a ampliação do Centro de Pesquisas.
— Preparamos um calendário especial voltado para essa celebração. Queremos fazer uma maratona para os pais no final do ano, vamos inaugurar um novo espaço na nossa biblioteca, ambientes de leitura mais atrativos, e será instalado um novo "brinquedão" para as crianças — conta Camila Moura, coordenadora pedagógica até o 2º ano.
Os professores foram apresentados aos novos alunos no auditório da escola, com música e aplausos empolgados da plateia de estudantes. Atualmente, a instituição na Vila Ipiranga estima contar, aproximadamente, com 1.625 alunos.
Expectativas para o ano
Stela Figueiró, que tem quatro meninos, está empolgada com o início do ano letivo de 2024, como será o primeiro ano de Tomás na escola, seu filho mais novo, de cinco anos. Os outros já estudavam no Colégio Adventista Marechal Rondon.
— Eles estavam todos contando os dias para retomar as atividades. Gostamos muito daqui porque a escola tem uma preocupação integral com os alunos. Com os estudos, o intelecto. É uma preocupação não apenas com os sentimentos, mas também com espírito, com valores da família. A escola atende muito bem — afirma.
Para Benjamin Figueiró, 11 anos, vai ser um ano de muitas emoções – ele pretende tentar entrar na seleção de futebol do colégio.
— Estou na expectativa para entrar no time de futebol, quero entrar na seleção, mas é bem concorrido — diz o aluno, que vai começar o 6º ano.
Segundo o diretor da escola, João Cesi Lopes, cerca de 200 alunos a partir do 6º ano se inscrevem no processo seletivo, batizado de “Atleta por inteiro”, e 70 são selecionados.
— É legal porque não basta eles serem habilidosos no esporte. A gente também cuida do aspecto comportamental, eles precisam manter boas notas para estar na equipe, ter bom comportamento e respeito — explica Lopes.
Kelli Bittencourt Schneider, mãe de uma aluna de nove anos da escola, um dos diferenciais da instituição é a qualidade do ensino.
— É o segundo ano da minha filha aqui. Ela veio de outra escola que não era tão difícil, aqui é mais puxado. Ela evoluiu muito, e muito rápido. Fiquei surpresa, o ensino é muito bom. Espero que ela se supere e aprenda muito mais neste ano — diz Kelli.
A rede privada de ensino não tem um calendário único, e as escolas têm autonomia para definir em que dia retomam as aulas, de modo que as famílias devem ficar atentas às datas divulgadas pelas instituições nas quais os filhos estão matriculados. Conforme o calendário elaborado pelo Sindicato do Ensino Privado do Rio Grande do Sul (Sinepe/RS), a retomada deve ocorrer, em sua maioria, na próxima segunda-feira, 19 de fevereiro.
O retorno das atividades presenciais da rede estadual também está marcado para o dia 19 de fevereiro. Na mesma data, os alunos do Ensino Fundamental e Médio da rede municipal de Porto Alegre retomam as atividades. Os pequenos da Educação Infantil, na Capital, já retornaram às salas de aula nesta quarta-feira (14).