Foram devolvidas neste domingo (21) às paredes do Instituto de Educação General Flores da Cunha, em Porto Alegre, três obras de arte centenárias. As telas estavam sendo restauradas desde novembro do ano passado, em paralelo às obras de recuperação da escola, que está fechada desde 2016. Com a ação, uma nova fase da recuperação deve iniciar nas próximas semanas.
Pintadas a óleo e tombadas pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico do Estado (Iphae) em 2011, as três telas adornam o saguão do pavilhão central do Instituto de Educação. As obras são Chegada dos Açorianos, de Augusto Luiz de Freitas (1923); Batalha da Azenha, de Augusto Luiz de Freitas (1922); e Expedição a Laguna, de Lucílio de Albuquerque (1916).
Borges de Medeiros era presidente do Estado quando fez as encomendas. Em 1935, durante a realização da Exposição do Centenário Farroupilha, as pinturas foram levadas do Palácio Piratini para o pavilhão cultural do evento – atualmente o Instituto de Educação General Flores da Cunha – e ali permaneceram. Ao longo dos anos, as telas sofreram as ações de intempéries. Os itens foram restaurados entre os anos de 2005 e 2009 e, agora, receberam novas intervenções.
Primeiro, a equipe responsável realizou uma análise para avaliar o estado de conservação da obra, identificando os danos. Na sequência, foi feita limpeza prévia para remover as impurezas acumuladas. Concluída essa etapa, foram feitos os reparos, iniciando pela recuperação do forro e dos bastidores. Depois, foram realizados os procedimentos necessários na camada pictórica. Por fim, as obras foram protegidas com um verniz especial para preservação.
O trabalho foi conduzido pela empresa Floresta Arte, Conservação e Restauro, da restauradora Maria Cristina Ferrony, com o acompanhamento de Leila Sudbrack e das profissionais de restauração Vívian Lockmann, Thais Helena Ferrony e Cristina Prado Penteado. O governo do Estado destinou R$ 536 mil em recursos para o projeto, por meio da Secretaria da Educação.
A escola segue em recuperação, com 90% do cronograma de obras concluído, conforme anunciou a Secretaria de Obras Públicas em dezembro. A expectativa do governo do RS é que o Instituto de Educação General Flores da Cunha possa receber alunos no início do ano letivo de 2024. As aulas da rede estadual devem começar no dia 19 de fevereiro.