Há anos, a distância representa um empecilho para alunos da zona rural do município de Montenegro concluírem os estudos. Nas regiões de Vendinha, Rua Nova, Bom Jardim do Caí e Porto Garibaldi, não existem escolas de Ensino Médio, e os os estudantes precisam se deslocar até a área urbana para ter acesso a esse nível. Com isso, a comunidade local considera uma vitória a expansão da Escola Estadual de Ensino Fundamental Adão Martini, que terá sua primeira turma de Ensino Médio a partir de 2024.
Para chegar à parada de ônibus na BR-386, que oferece transporte gratuito para a cidade aos alunos, são quilômetros de distância percorridos pelos estudantes.
— O sentimento é inexplicável. Quando o pessoal recebeu a notícia aqui na semana passada de que fomos aprovados para ter Ensino Médio, o pessoal não sabia se pulava, se chorava. Foi muita emoção — conta a diretora da escola, Anne Priscilla Nunes Maciel.
Para ela, a iniciativa será um grande passo no combate à evasão escolar na região, embora eles tivessem a expectativa de receber pelo menos duas novas turmas, e não somente uma só.
— Esperamos que o governo aprove mais turmas. Gostaríamos de abraçar os alunos das escolas da região, como a Eeef José Garibaldi e a Emef Etelvino de Araújo Cruz, mas não serão todos. Vamos continuar buscando parcerias, a tendência é crescer — explica Anne.
Com as mudanças, serão contemplados pelo menos 35 estudantes na nova turma de 1º ano do Ensino Médio, na Escola Adão Martini. A instituição de ensino, que fica no bairro Vendinha, recebeu quase R$ 600 mil em doações de empresas da região para viabilizar as reformas. As maiores despesas foram contratação de mão de obra e compra de materiais de construção.
A ação é resultado de parcerias obtidas através do programa Escola Melhor: Sociedade Melhor, da Secretaria da Educação do Rio Grande do Sul. O Círculo de Pais e Mestres (CPM) também contribuiu com a busca por recursos. Agora, as obras estão na reta final. O processo de expansão da escola está em andamento desde a metade do ano passado, e todas as reformas serão concluídas no final de dezembro.
Nova estrutura
Além da ampliação de salas de aula que já existiam e da criação de um laboratório de ciências, algo inédito na escola, foi construída uma nova estrutura, com mais três salas de aula, nova cozinha e refeitório, banheiros, biblioteca e quadra coberta.
— Antes, tínhamos um refeitório improvisado, por exemplo. Não cabiam todos os alunos, eles tinham que ir em pequenos grupos. Não é sempre que uma escola tão pequena, do interior, consegue uma doação tão expressiva — destaca a diretora.
O laboratório de informática também foi revitalizado, agora com mais espaço e novos computadores. A escola também está sendo adaptada para receber pessoas com deficiência adequadamente. O prédio novo ainda será ampliado no ano que vem, com um andar de cima, que será voltado para as aulas do curso Técnico Agrícola que a escola pretende implantar.
— O sentimento é de enorme gratidão pelo esforço da diretora junto com a comunidade. Faz 23 anos que trabalho aqui na escola, e essa cozinha é minúscula, é cozinha e refeitório junto no mesmo espaço. Achei que eu ia me aposentar e não ia ver isso acontecer, é um sonho realizado — diz uma das merendeiras, Rosane Maria Carneiro.
A escola contará com três novos professores no ano que vem para reforçar o corpo docente. As matrículas para a rede estadual para o ano letivo de 2024 já estão abertas, e seguem até 1º de dezembro.
Parcerias
Mais de 20 empresas colaboraram com a ampliação da escola Adão Martini. A principal parceira é a Pedreira Vila Rica, que também vai ceder uma porção de terra para ser usada nas aulas práticas do curso Técnico Agrícola.
Agrogen Desenvolvimento Genético, Construtora Irmãos Carollo, Sicredi Ouro Branco - Agência Timbaúva, Cooperativa Regional de Energia Taquari Jacuí, Britagem Gaspar, Lions Clube Montenegro São João, Sociedade Centro Educacional Científico, Solução Centro Educacional, Centro Universitário Leonardo da Vinci, Eletricista Fabiano de Oliveira, Conecta RS Solução em TI, Asa Materiais de Construção, Agropecuária Kuhn, Kuhn Construtora, Citroworks, DF Materiais de Construção, Jemaxi, Construindo Um Sonho Materiais de Construção, Citrus Viegas e Comércio de Areia Tropical foram as demais empresas que contribuíram.