Depois de uma quarta (13) e uma quinta-feira (14) de chuvarada em diferentes regiões do Rio Grande do Sul que gerou a suspensão de aulas em pelo menos 17 cidades, a perspectiva, para esta sexta-feira (15), é de retomada das atividades nas escolas municipais. Algumas prefeituras, porém, já anunciaram o retorno do funcionamento das instituições de ensino.
Nesta quinta, Cachoeirinha e Alvorada, na Região Metropolitana, já tiveram as salas de aula operando ainda durante a tarde – a suspensão só foi necessária no período da manhã. Em Alvorada, a orientação é que professores não realizem atividades avaliativas, a fim de não prejudicar quem não conseguir chegar.
Nos municípios de Gravataí, São Vicente do Sul, São Lourenço do Sul e Arroio do Padre, haverá a volta total dos alunos nesta sexta. Já em outras cidades, a retomada será parcial. É o que acontece em Pelotas, Capão do Leão, Cachoeira do Sul e Camaquã, onde instituições de ensino do perímetro urbano terão atividades, mas aquelas em zonas rurais, de modo geral, não.
A prefeitura de Dom Feliciano anunciou o retorno das aulas nesta sexta, porém, informou que os alunos que não conseguirem acessar a escola por dificuldade do transporte escolar poderão ter aulas remotas.
Há, porém, administrações municipais que consideram ainda não ter condições de receber estudantes nas escolas. A maior dificuldade encontrada é em garantir a chegada deles aos locais, seja por transporte escolar ou por meios individuais. Em Barra do Ribeiro, Arambaré, Tapes e Canguçu, a sexta-feira ainda não será de aulas. Para segunda-feira (18), a expectativa é de que o serviço ocorra normalmente.
Procurada, a rede municipal de Rio Grande não informou, até o fechamento desta matéria, se haverá aulas nesta sexta.
Entre as escolas estaduais, a Secretaria Estadual de Educação (Seduc) relatou só ter conhecimento de suspensão de aulas, nesta quinta, na região das ilhas, em Porto Alegre.