“É cada história boa que essa viagem deixou que daria um livro”, diz uma postagem nas redes sociais de Isabélli Marques, estudante de Bagé, na região da Campanha, que foi com um grupo de colegas conhecer a National Aeronautics and Space Administration (Nasa). E deu mesmo: seis meses após a experiência dos jovens gaúchos nos Estados Unidos, a aventura virou obra literária voltada ao público infantil.
Em abril deste ano, Isabélli, acompanhada de Sofia Cuadros, Bernardo Freitas e Carlos Eduardo Munhoz, todos alunos da Escola Estadual de Ensino Médio Frei Plácido, foram à agência espacial norte-americana participar do Human Exploration Rover Challenge (Herc) –encontro que estimula o interesse pela exploração espacial em jovens de diferentes partes do mundo. O desafio posto aos estudantes foi construir um rover (veículo projetado para se mover na superfície de um planeta ou de outro corpo celeste).
O protótipo dos gaúchos, batizado de "Robotchê", obteve o terceiro lugar. A conquista já seria digna de registro, mas Isabélli foi além.
— Eu notei que as crianças ficaram empolgadas com a nossa conquista, meus irmãos e primos mais novos. Mas eles não entendiam bem do que se tratava, o que é exploração espacial, o que é a Nasa. Então, surgiu a ideia de explicar de forma lúdica e também incentivar as crianças a seguirem seus sonhos — conta a jovem de 16 anos.
Ilustrado e com tradução em inglês
A estudante escreveu o livro com a ajuda da mãe. O projeto levou cerca de seis meses para se concretizar e contou com apoio do Sicredi. Intitulada Aventura na Nasa, a obra é repleta de ilustrações, de modo a tornar a leitura divertida e envolvente para os pequenos. Além disso, conta com tradução em inglês, para contribuir também com o aprendizado da língua estrangeira.
Lançamento e planos para o futuro
O lançamento de Aventura na Nasa ocorrerá no dia 7 de outubro, às 16 horas, na LEB Livraria & Café, em Bagé. A obra poderá ser adquirida na loja, que fica na Avenida Sete de Setembro, 1314, e também estará disponível em breve no site de e-commerce Amazon, nas versões física e digital.
Com os valores arrecadados com a venda dos exemplares, Isabélli quer realizar mais um sonho: participar do Space Camp, outro programa da agência espacial dos EUA para estudantes. A experiência de aprendizagem inclui atividades imersivas, visitas aos campi e laboratórios da Universidade do Alabama.
A oportunidade de participar de aulas e palestras com especialistas da agência espacial e professores renomados é considerada essencial para os planos da estudante gaúcha, que almeja seguir carreira na área da Engenharia Aeroespacial.
Mais sobre o trabalho do grupo de gaúchos na Nasa
O quarteto participou da competição internacional em abril deste ano, disputando com estudantes de 29 países, sendo que o grupo gaúcho foi o único representante do Brasil. A equipe viajou acompanhada da diretora Frei Plácido, Sônia Machado Trindade.