Quatro alunos de uma escola estadual de Bagé embarcam hoje rumo aos Estados Unidos para participar de um evento da Agência Espacial Norte-Americana (Nasa). Únicos representantes brasileiros na competição, Bernardo Freitas, Carlos Eduardo Munhoz, Isabélli Marques e Sofia Cuadros desenvolveram um protótipo de carrinho movido a pedaladas, chamado de Robotchê.
O equipamento foi projetado para atravessar a superfície simulada de outros ambientes do sistema solar, como Marte e a Lua, e completar tarefas ao longo do caminho.
Os estudantes e a diretora da Escola Frei Plácido, Sônia Trindade, decolam no fim da tarde no aeroporto Salgado Filho. O governo do Estado custeará todas as despesas da viagem, incluindo hospedagem, passagens aéreas, alimentação e o transporte do protótipo rover.
A equipe desembarca em solo norte-americano no dia 16 de abril. Depois, nos dias 17,18 e 19 de abril ocorrerão as montagens e os ajustes do rover, quando serão realizados os testes que antecedem o evento. A competição está prevista para os dias 20, 21 e 22 de abril, em Huntsville, Alabama.
A partir dos dias 23 e 24 ocorre a desmontagem do rover e a preparação para o embarque de retorno ao Brasil. A competição será transmitida pelo canal Nasa TV.