Alimentar oportunidades é o intuito do Café com Emprego, iniciativa da prefeitura de Passo Fundo que possibilita à população local acessar empresas do município que dispõem de vagas abertas para trabalho. A ideia é reunir, em um mesmo espaço, profissionais em busca de emprego e possíveis contratantes, com foco em negócios locais.
O projeto começou em 2021 e tem auxiliado a economia do município, juntamente com outras iniciativas, como a Escola das Profissões. Conforme a prefeitura, esse tipo de atividade faz com que a cidade colha bons frutos. Um deles é a posição no ranking de geração de empregos que, segundo dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (CAGED), em 2022, listou Passo Fundo ocupando a quarta posição na lista. Outro é o título de sexto lugar na lista das maiores economias do Rio Grande do Sul, ultrapassando R$ 10 bilhões em Produto Interno Bruto (PIB) no Estado.
O resultado do Café Com Emprego na prática demonstra potencial. De acordo com a prefeitura, a iniciativa já rendeu mais de 800 pessoas contratadas. Desde que foi criado até 2023, o executivo passo-fundense realizou seis edições do Café com Emprego. Na mais recente, ocorrida em maio, foram disponibilizadas à comunidade local aproximadamente 800 vagas de estágios, primeiro emprego e oportunidades para pessoas com deficiência.
– Muitas empresas querem participar, pois percebem no evento a possibilidade de contratação imediata de um profissional. E as pessoas que estão fora do mercado de trabalho veem no evento a oportunidade de, em um mesmo local, oferecer seu currículo para mais de 30 empresas e conseguir uma vaga no mercado de trabalho – explica o secretário de Desenvolvimento de Passo Fundo, Diorges Oliveira.
Para o prefeito, Pedro Almeida, o Café com Emprego é uma oportunidade de garantir aproximação entre quem está procurando emprego e aqueles setores que estão contratando.
– Facilitar esse diálogo tem se mostrado importante, porque para muitas pessoas é difícil se deslocar de empresa em empresa apresentando o currículo. Com o Café com Emprego nós reunimos isso tudo em apenas um lugar – destaca Almeida.
A periodicidade do Café com Emprego é de três edições por ano (em março, agosto e outubro) realizadas no Clube do Comércio. Nesses encontros, além de procurar por vagas disponíveis de trabalho ou por cursos profissionalizantes, é servido um café da manhã e disponibilizado auxílio para quem precisa confeccionar currículo.
Conforme o secretário de Desenvolvimento, o interesse da comunidade pelo serviço é indicativo de que os projetos implementados pela gestão para qualificar trabalhadores e estimular a economia estão dando certo.
– O Café com Emprego é um dos eixos do Acelera Passo Fundo, que tem a intenção de promover projetos que gerem emprego e renda para os passo-fundenses. Estamos muito confiantes com os resultados obtidos até o momento – afirma Oliveira.
A partir do Café com Emprego, o executivo municipal desenvolveu outros projetos. É o caso da Escola das Profissões:
– O projeto Escola das Profissões surgiu com a ideia de qualificar pessoas que procuram o Café com Emprego e que podem voltar ao mercado de trabalho mais aprimoradas – ressalta o secretário de Desenvolvimento.
De acordo com estimativas da Secretaria de Desenvolvimento Econômico (SDE), a partir do momento em que foi implementado, o Café com Emprego teve mais de cinco mil participantes. Qualquer pessoa a partir de 18 anos pode participar.