Com uma receita estimada de R$ 11 bilhões em 2021 e um crescimento de 6% previsto para 2022, o Brasil é o maior mercado de games da América Latina. Conforme aponta o estudo da consultoria Newzoo, o país é destaque também na contratação de profissionais especializados para a indústria.
Nos últimos quatro anos, o país passou de 375 estúdios para 1.009, um aumento de 169%, segundo indica a 1ª Pesquisa Nacional da Indústria de Games. O estudo foi realizado pela Associação Brasileira dos Desenvolvedores de Jogos Digitais (Abragames) em parceria com a Agência Brasileira de Promoção de Exportação e Investimentos (ApexBrasil).
No Rio Grande do Sul, o mercado segue essa ascensão. Houve aumentos nos lançamentos de jogos em consoles e de participações e premiações em eventos nacionais e internacionais. Na geração de empregos, ocorreram 777 novas oportunidades (51% de crescimento em relação ao ano anterior). Os dados são do relatório anual da Associação de Desenvolvedores de Jogos Digitais do Rio Grande do Sul (ADJogosRS), com resultados do ano de 2021 e projeções para 2022.
– É um cenário aquecido. As empresas gaúchas estão desenvolvendo e prestando serviços para estúdios do país e também no exterior, como são os casos dos mercados norte-americano e europeu – frisa o coordenador dos cursos de Tecnologia em Jogos Digitais e Bacharelado em Criação Digital da Universidade de Caxias do Sul (UCS), Marcelo Luís Fardo.
Atuante no setor, o coordenador dos cursos na UCS contribuiu com as Diretrizes Estratégicas do Programa GameRS (2022-2030), lançado no mês de junho. O guia é uma iniciativa do Governo do Estado que defende que a economia é alavancada por meio de uma mistura entre diversas áreas, como o entretenimento, a cultura, a educação, a inclusão social e o setor de comércio e serviços.
Uma das formas de impulsionar a indústria dos games é promover o desenvolvimento de profissionais. Para isso, a universidade oferta os cursos de Superior de Tecnologia em Jogos Digitais e Bacharelado em Criação Digital.
– Serão formados em um perfil abrangente, com compreensões de animação, modelagem, game design, programação e negócios, ou seja, todas as áreas que compõem o universo dos games – comenta.
Saiba os motivos para se qualificar na área na UCS:
1) Único laboratório de testagem de jogos eletrônicos da Serra Gaúcha
Para o início do próximo ano, os alunos da universidade poderão utilizar o Laboratório de Controle de Qualidade de Jogos Eletrônicos (UCSLabQA), sendo o único da Serra Gaúcha. O espaço vai prestar serviços de consultoria de garantia de qualidade para empresas de jogos, focando nas áreas técnicas (jogo como sistema computacional) e de design (jogo como experiência).
Vai promover melhorias contínuas nos serviços prestados por meio da atividade de pesquisa e desenvolvimento de novos métodos de testagem de jogos, aproximando as empresas com a universidade. Também vai criar oportunidade de iniciação profissional na área de testagem de jogos para jovens estudantes da área de tecnologia.
2) Infraestrutura completa
Editar jogos ou criar imagens digitais são várias tecnologias e programas de última geração disponíveis para os alunos. Para isso, a instituição de ensino oferece os laboratórios de criação e aplicação de softwares (Lasis), de desenvolvimento de games, de Edição (Imac) e de Informática. Além disso, possui estúdios de fotografia e televisão.
3) Corpo docente qualificado e conexão com o mercado de trabalho
Os professores que lecionam os cursos possuem doutorado e ampla experiência no setor da indústria criativa. Com um trabalho conjunto em disciplinas de projetos, profissionais do setor também participam das aulas, o que une os conhecimentos científico e teórico com a prática.
Ao final de cada semestre, ocorre a mostra de projetos, uma iniciativa que engaja a comunidade acadêmica a jogar o que foi desenvolvido pelos estudantes. É um momento que os profissionais da área dão orientações e analisam aqueles alunos que são destaque para oferecer propostas de trabalho.
Tem interesse em ingressar no mundo da indústria digital? Acesse o site da UCS para se inscrever nos cursos
4) Cursos de extensão para aprimoramento
Todos os semestres, os alunos possuem horas complementares para aumentar os seus conhecimentos. São capacitações que trazem elementos não trabalhados diretamente nos currículos dos cursos. É possível cursar sobre esportes eletrônicos, programas de ilustração, desenvolvimento de sites, programação de robôs, entre outros.
5) Participações em competições de games
De maneira constante, a UCS incentiva os estudantes a se desenvolverem em competições nacionais e internacionais de jogos digitais. Entre eles, está o Game Jam Plus, que teve a universidade como sede em 2019. Esse evento é um movimento colaborativo, que tem como objetivo transformar jogos em negócios e ocorre durante um final de semana.
6) Experiências em universidades do exterior
A universidade possui parcerias internacionais com outras instituições de ensino superior da América do Norte, América Central, América do Sul, Europa, África e Ásia. Pelo Programa de Mobilidade Acadêmica Internacional (PMAI) são ofertadas possibilidades de cursar a graduação fora do Brasil.
Os estudantes já tiveram oportunidades de ter acesso a novidades em game design, mídias digitais, ciências computacionais, artes visuais, entre outros saberes para atuar no mercado da indústria criativa.