Com cerca de 4 mil postos de trabalho disponíveis, o primeiro dia de Feirão de Empregos levou centenas de pessoas ao evento promovido pela prefeitura de Porto Alegre, em parceria com o Sistema Nacional de Empregos (Sine). De acordo com a organização, 1.223 interessados foram atendidos na estrutura montada no Largo Glênio Peres, em frente ao Mercado Público, nesta quarta-feira (3). A ação segue nesta quinta-feira (4), das 9h às 16h (veja abaixo).
São mais de 40 empresas com representantes no local, realizando entrevistas e até a efetivação da contratação. As vagas são oportunizadas principalmente em áreas de serviços, como limpeza, construção civil e vigilância, além das opções para pessoas com deficiência (PcD), estágio e menor aprendiz. O projeto também busca minimizar os impactos da enchente.
— Hoje o Sine Municipal é o mais procurado das agências de Porto Alegre. A nossa sede fica na Avenida Sepúlveda e perdemos todos os nossos equipamentos, com 1m80cm de água invadindo o prédio. Pensamos nessa grande ação para suprir a necessidade também das pessoas que foram afetadas, fazer com que o mercado da empregabilidade aumente e a gente consiga colocar Porto Alegre de pé novamente — detalha o gerente de operações do Sine, Ricardo Abadie.
Além do cadastro nos postos de interesse, os candidatos também podem aproveitar para se preparar para a retomada ao mercado de trabalho. São oferecidas palestras e conversas sobre o ambiente de trabalho, e serviços como a organização de currículos, corte de cabelo, manicure e cabide solidário.
Quem usufruiu das ações foi o porto-alegrense Alex dos Santos Carvalho, 39 anos, que está em busca de reinserção no mercado após os alagamentos. Antes mesmo do início do feirão, por volta das 6 horas da manhã, ele conta que foi um dos primeiros a chegar no local.
— Eu trabalhava em uma cooperativa, mas acabei ficando desempregado ali por maio deste ano. Tive que sair de casa e estou em um abrigo. Estou disposto a trabalhar e vim aqui para correr atrás. Já me cadastrei em três empresas, além de aproveitar para cortar o cabelo e fazer a sobrancelha, ficando apresentável caso me chamem. A gente não pode desanimar — relata Alex.
E, mesmo quem não é da Capital, pode marcar presença no feirão. De um lado, empresas parceiras localizadas em um raio de até 50 quilômetros, na região metropolitana. De outro, moradores de cidades vizinhas que têm o objetivo de trabalhar em Porto Alegre. É o caso da operadora de caixa Ivanete Holeva, 50, de Viamão.
— Estou em busca de uma vaga para mim e para a minha filha, Aline, de 16 anos. Para ela, é o primeiro emprego, de jovem aprendiz. Eu saí do meu último trabalho em maio deste ano. Fiz o cadastro em uma empresa e vou deixar o meu currículo no Sine. Estamos na esperança de conseguir — anseia.
Evento segue nesta quinta-feira
O segundo e último dia de Feirão de Empregos ocorre nesta quinta-feira (4), no mesmo local, das 9h às 16h. O Sine orienta que os candidatos compareçam no endereço portando Carteira de Trabalho e Previdência Social (CTPS) física ou CTPS digital (não obrigatória) ou documento de identificação com foto.
O evento conta com diversos parceiros, como PUC Carreiras, Defensoria Pública, Organização Internacional para as Migrações (OIM), Banco do Empreendedor, CIEE-RS, Senac, SenacTech, Unisenac, Sebrae, Instituto Mix, Karreiras.com, Sindilojas-POA, CDL-POA, Fundação Pan-Americana de Desenvolvimento (PADF), Educatec e Serviço de Assessoria em Direitos Humanos para Imigrantes e Refugiados (SADHIR) da PUCRS.
Serviço
Evento: Feirão de Empregos da prefeitura de Porto Alegre
Data: quarta (3) e quinta-feira (4)
Local: Largo Glênio Peres, bairro Centro Histórico
Horário: das 9h às 16h