Com o objetivo de ajudar na retomada econômica do Estado, a Câmara Americana de Comércio no Rio Grande do Sul (Amcham RS) criou uma iniciativa que busca recolocar mães gaúchas no mercado de trabalho. A plataforma EmpregaRS permite que mulheres com filhos cadastrem seus currículos, conectando as candidatas a cerca de 400 empresas parceiras e associadas que estão em busca de novos colaboradores.
As interessadas podem criar um perfil gratuitamente, adicionar informações sobre experiências profissionais, habilidades e formações acadêmicas. Segundo o diretor executivo da Amcham, Marcelo Rodrigues, há oportunidades de emprego para diferentes áreas de atuação e níveis de experiência. A iniciativa também contará, a partir de julho, com workshops e oficinas online para que as cadastradas possam aprender como montar um currículo atrativo, como se portar em entrevistas de emprego e desenvolver outras habilidades importantes para o processo de recolocação.
— Estamos, desde o início dessa situação no Rio Grande do Sul, com a campanha de arrecadação de fundos Unidos Pelo RS. Conforme as coisas foram evoluindo, começamos a perceber que tinha um papel importante para ocuparmos no que tange a retomada econômica do Estado. E um dos pilares é o emprego. Percebemos a necessidade de ter um olhar atento às mães, para que mais famílias tenham condição de continuar no Rio Grande do Sul e se reconstruir — relata Rodrigues.
Depois que os currículos são submetidos, a equipe do EmpregaRS fica responsável por conectar as interessadas aos departamentos de recursos humanos (RH). Ao total, 50 mulheres já se cadastraram na plataforma e estão no processo de serem apresentadas às empresas. Além das 400 organizações parceiras e associadas da Amcham, Rodrigues conta que o plano é que mais instituições participem da iniciativa, aumentando ainda mais o leque de oportunidades disponíveis.
O diretor executivo da Amcham ressalta que a iniciativa é para todas as mães gaúchas buscando recolocação no mercado de trabalho, independentemente de terem sido afetadas ou não pela enchente. Há oportunidades para diferentes cidades do Estado e, inclusive, vagas para trabalho remoto.
Como se cadastrar
Interessadas podem acessar o EmpregaRS pelo site e acessar a aba sinalizada como “mães”. Lá, a candidata deve preencher o cadastro com informações como e-mail, CPF, endereço, link do LinkedIn e uma autodescrição. Há, também, um espaço para submeter o arquivo do currículo.
No site, há uma aba, nomeada como "empresas", para que as instituições interessadas possam se cadastrar para encontrar novas colaboradoras. Além disso, organizações que desejam colaborar com a iniciativa podem entrar em contato diretamente com a Amcham RS para mais informações sobre o programa.