A Universidade Estadual do Rio Grande do Sul (Uergs) publicou uma nota de esclarecimento no final da tarde de quinta-feira (25), após o título de uma palestra do curso de Administração, que será realizada na unidade de Sananduva, no norte do RS, gerar polêmica nas redes sociais. No material de divulgação, que foi retirado do ar pela instituição, o tema do encontro é apresentado como “A importância da escravidão na economia mundial”.
Na nota assinada pelo reitor da Uergs, Fernando Guaragna Martins, a instituição informa que “qualquer apologia à escravidão ou tema que fira os direitos humanos são contrários aos valores da universidade”. Também esclarece que, logo que a divulgação da palestra foi publicada, a unidade universitária proponente foi notificada e retirou os materiais do ar, informando que o título foi equivocado e que a intenção da palestra é “demonstrar os horrores e abusos da escravidão no mundo e o quanto essa ação nefasta fora utilizada na sociedade”.
O texto destaca que o título “realmente ficou inadequado” e não demonstra o teor do que será abordado durante o encontro e que, por isso, foi alterado para “A triste história da escravidão do mundo”.
Além disso, ressalta que a Uergs “não compactua com nenhuma atitude de cunho racista, preconceituoso e pede desculpas a todas as pessoas que tenham sido atingidas direta ou indiretamente”. Ainda, a nota acrescenta que não se pode “esquecer a história, muito menos enaltecer algo tão prejudicial e que impacta toda a humanidade de forma tão negativa”.
Confira a nota da Uergs na íntegra:
“Em razão da divulgação de uma palestra cujo tema faz menção à escravidão como sendo algo positivo, a Universidade Estadual do Rio Grande do Sul (Uergs) vem a público esclarecer que qualquer apologia à escravidão ou tema que fira os Direitos Humanos são contrários aos valores da Universidade.
Logo que a divulgação foi publicada, a Unidade Universitária proponente foi notificada e retirou os materiais do ar, informando que o título foi equivocado e que a intenção da palestra é “demonstrar os horrores e abusos da escravidão no mundo e o quanto essa ação nefasta fora utilizada na sociedade. O título realmente ficou inadequado e não demonstra o teor que será abordado. Assim estruturou-se um novo título: ‘A triste história da escravidão no mundo’”.
A Uergs não compactua com nenhuma atitude de cunho racista, preconceituoso e pede desculpas a todas as pessoas que tenham sido atingidas direta ou indiretamente. Não podemos esquecer a história, muito menos enaltecer algo tão prejudicial e que impacta toda a humanidade de forma tão negativa. Não podemos compactuar e não podemos tolerar.
Fernando Guaragna Martins
Reitor da Uergs”