A Marinha do Brasil abriu inscrições para concurso público com 40 vagas. São 23 oportunidades para engenheiros, 16 para o quadro técnico e uma para capelão naval. Os interessados devem preencher o formulário de inscrição no site até o dia 11 de junho. O valor da taxa é R$ 140 e todos os cargos exigem nível superior de escolaridade. As vagas são para todo o Brasil, não tendo uma cidade específica de atuação fixa.
O concurso público está dividido em três editais, mas todas as vagas são para o cargo de primeiro-tenente. Após aprovação no Curso de Formação de Oficiais, os primeiro-tenentes recebem aproximadamente R$ 9 mil de rendimentos. O cálculo do salário inclui a remuneração e os adicionais, como o adicional militar e o adicional por compensação.
Além da escolaridade, há outros requisitos e exigências, como idade. Para a vaga de capelão naval, é preciso ter entre 30 e 40 anos. Já para as áreas técnicas e de engenharia, os candidatos devem ter menos de 35 anos. Para os candidatos do Rio Grande do Sul, as etapas do processo de seleção podem ser realizadas em Rio Grande e em Porto Alegre.
Marcada para o dia 30 de julho, a prova teórica objetiva é a primeira etapa do concurso público. Após a aprovação, os candidatos passarão por uma série de eventos complementares, considerados eliminatórios. São eles a verificação de dados biográficos, a inspeção de saúde, o teste de aptidão física de ingresso, a prova de títulos, verificação de documentos e avaliação psicológica.
O candidato aprovado e classificado no resultado final realizará o Ensino Militar do Curso de Formação de Oficiais (CFO), no Centro de Instrução Almirante Wandenkolk, no Rio de Janeiro. O CFO, com duração de aproximadamente 31 semanas, tem por finalidade o preparo do candidato para o exercício de cargos e funções em Organizações Militares da Marinha.
Confira as vagas disponíveis e como se inscrever
Para o Quadro de Capelães Navais, há uma vaga para capelão naval, na religião de Assembléia de Deus. O edital e o formulário de inscrições estão disponíveis no site.
Já para o Quadro Técnico do Corpo Auxiliar são 16 vagas para diferentes áreas de atuação: arqueologia (1), comunicação social (1), direito (2), estatística (1), informática/especialidade banco de dados (1), informática/especialidade desenvolvimento de sistema (1), informática/especialidade infraestrutura de TI (1), informática/especialidade segurança da informação (1), meteorologia (1), museologia (1), oceanografia (1), pedagogia (1), psicologia (1), segurança do tráfego aquaviário (2). O edital e o formulário de inscrições estão disponíveis no site.
O maior número de vagas foi destinado para o Corpo de Engenheiros. Ao total, são 23 oportunidades para várias áreas da engenharia: engenharia aeronáutica (1), engenharia cartográfica (1), engenharia civil (2), engenharia de produção (1), engenharia de sistemas de computação (1), engenharia de telecomunicações (2), engenharia elétrica (2), engenharia eletrônica (1), engenharia mecânica (8), engenharia mecânica de aeronáutica (1), engenharia mecatrônica (1), engenharia nuclear (2). O edital e o formulário de inscrições estão disponíveis no site.