Com obras iniciadas nesta semana, a Escola Municipal de Educação Infantil (Emei) do bairro Valinhos será a primeira em turno integral de Passo Fundo, no norte do Estado. A instituição deve atender crianças de seis meses até três anos de idade. A previsão é de que a escola seja entregue até março de 2024.
O secretário de educação Adriano Canabarro Teixeira informou que os alunos terão transporte público garantido, para que a escola possa atender toda a região, recebendo crianças não só do bairro Valinhos, que conta com a Emei Sonho Encantado, mas também de áreas próximas.
— (A escola) vai atender a uma demanda, talvez a maior que a gente tenha, de crianças para serem atendidas o dia inteiro. Então a ideia é que a gente possa fazer isto, aliado a um transporte escolar adequado para esta faixa etária — diz o secretário.
Segundo dados da prefeitura, apenas para o ano letivo de 2023, foram solicitadas 3,8 mil vagas de ingresso de estudantes na educação infantil e ensino fundamental.
— Futuramente, teremos outras escolas que passarão a ter atividade integral. Mas esta será uma realidade, até o final deste ano, para a comunidade do bairro Valinhos — afirma o prefeito de Passo Fundo, Pedro de Almeida (PSD).
O projeto
A Emei Valinhos terá área de mais de 890 metros quadrados, sendo uma das maiores escolas de educação infantil do município. Além das áreas básicas, o projeto contempla duas salas de aula para cada faixa etária, espaço para atividades múltiplas e brinquedos.
Novas escolas até 2024
Além da Emei Valinhos, estão planejadas a entrega de outras cinco escolas no município, que resultam em quase 1,5 mil novas vagas. São elas: Emei Parque do Sol, que teve as obras retomadas neste mês; Emef Petrópolis, que abrirá 700 vagas, sendo parte dos alunos em turno integral; e as Emeis César Santos, Victor Issler e Maggi de Césaro.