O Sindicato do Ensino Privado do Rio Grande do Sul (Sinepe/RS) premiou instituições de ensino vencedoras do Prêmio Inovação. A cerimônia ocorreu no Teatro do Prédio 40 da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS), em Porto Alegre, na noite de sexta-feira (25). A premiação, criada em 2002, foi retomada em 2022, depois de dois anos suspensos em função da pandemia de covid-19.
Foram premiados 12 projetos de 10 escolas particulares de Porto Alegre, Pelotas, Veranópolis, Novo Hamburgo, Caxias do Sul e Santa Maria (confira abaixo a lista com os vencedores). As instituições de ensino inscreveram projetos nas categorias Comunicação e Marketing, Gestão Institucional, Estudante Protagonista e Responsabilidade Social. Ao todo, 85 trabalhos de 44 instituições de ensino concorreram à premiação, que foi patrocinada pela Editora do Brasil e pela isaac, uma plataforma de serviços financeiros feita para escolas.
Conforme o presidente do Sinepe/RS, Oswaldo Dalpiaz, o envolvimento dos alunos na preparação e apresentação dos projetos impactam na aprendizagem e no desenvolvimento de competências e habilidades importantes para formação do estudante.
— A partir da edição deste ano, passamos a valorizar as iniciativas que envolvem a inovação no ambiente escolar, incentivando, assim, novos modelos de ensino-aprendizagem mais atraentes e significativos. Tivemos projetos que focaram no uso da tecnologia, utilizaram jogos para a aprendizagem, e outros incentivaram a iniciação científica ligados ao cotidiano dos alunos, o que faz com que a aprendizagem tenha muito mais sentido e motivação — explica.
Segundo Dalpiaz, se o ensino do Rio Grande do Sul e do Brasil fosse mais compartilhado, com a divulgação de boas práticas como o prêmio do Sinepe/RS, a educação poderia ser mais qualificada:
— As escolas não podem deixar de compartilhar o que têm de bom, é o melhor ato de caridade que podem ter enquanto escola. Sabemos que existem muitíssimas experiências em instituições de ensino, porém, como não são compartilhadas, não ajudam a mostrar o quanto o protagonismo e a iniciativa dos alunos são importantes para a sua aprendizagem e a melhoria da educação.
As instituições que ficaram entre quarto e sexto lugar em cada categoria também foram homenageadas na noite da premiação com o título de Menção Honrosa. Além do prêmio, o evento também homenageou instituições do Rio Grande do Sul que completaram 50, 75, 100, 125 e 150 anos nos últimos três anos.
Confira os vencedores do Prêmio Inovação Sinepe/RS 2022:
Categoria Comunicação e Marketing
Ouro - Eventos: o desafio de fortalecer laços durante a pandemia – Escola Santa Mônica (Pelotas)
Prata - Customer Experience na educação: novas formas de olhar para as tecnologias – Colégio Santa Inês (Porto Alegre)
Bronze - Monteiro Hub – Colégio Monteiro Lobato (Porto Alegre)
Categoria Estudante Protagonista
Ouro - Clubes e grupos de aprendizagem como incentivadores do protagonismo estudantil – Colégio Farroupilha (Porto Alegre)
Prata - Brechó do Haiti – Colégio Santa Catarina (Novo Hamburgo)
Bronze - Educação Infantil e Minecraft: O protagonismo e a Brincadeira Na Construção de Conhecimentos – Colégio Marista Rosário (Porto Alegre)
Categoria Gestão Institucional
Ouro - Movimento de conexão da vida à sua essência – Colégio Agrícola de Veranópolis AVEC (Veranópolis)
Prata - A inovação está em nosso DNA – Escola Santa Mônica (Pelotas)
Bronze - Espaço como elemento educador – Colégio Marista Ipanema (Porto Alegre)
Categoria Responsabilidade Social
Ouro - Bergacida – inseticida natural contra o mosquito da dengue – Colégio Marista Santa Maria (Santa Maria)
Prata - Colégio Polyuni – Instituito Tecbrasil de Educação e Tecnologia (Caxias do Sul)
Bronze - A economia circular em prática: feira de reúso de uniformes – Colégio Farroupilha (Porto Alegre)