O Serviço Social da Indústria (Sesi-RS) promove a quarta edição da Mostra Sesi Com@Ciência. São esperadas 20 mil pessoas no Centro de Eventos da Federação das Indústrias do Estado do Rio Grande do Sul (Fiergs), em Porto Alegre, nesta quarta (5) e quinta-feira (6), para discutir como conectar a educação aos desafios do século 21 a partir de exemplos práticos. O evento é gratuito, e a programação conta com palestras e oficinas para estudantes e professores.
Durante a mostra serão apresentados 175 projetos desenvolvidos por estudantes do Ensino Médio do Sesi-RS, das turmas de Educação de Jovens e Adultos (EJA) e do programa de Contraturno. Os trabalhos dos alunos envolvem desde o desenvolvimento de soluções inovadoras para a área da saúde, passando pela construção civil, até a criação de produtos sustentáveis.
— O nosso propósito com esse evento é mostrar o potencial da ciência e da tecnologia para resolver problemas do dia a dia e tornar a aprendizagem dos estudantes mais significativa — afirma o superintendente do Sesi-RS, Juliano Colombo.
Algumas oficinas e palestras, como a do biólogo e jornalista Mia Couto, a do professor da Universidade de São Paulo (USP) Christian Dunker e do filósofo colombiano Bernardo Toro, por exemplo, precisam de inscrições prévias pelo site. Outras atividades, como a Escape Room, as sessões do espetáculo Adolescer e as oficinas de música e tecnologia são livres. A programação completa e mais informações sobre os outros espaços e as inscrições, estão disponíveis no site.
A programação conta com 44 oficinas, 25 palestrantes e sete sessões do Papo Sesi, um espaço aberto para debate de diferentes assuntos que ocorre na Arena do evento. Todas as palestras terão tradução para Língua Brasileira de Sinais (Libras) e serão transmitidas ao vivo. Para receber o link de transmissão, basta se inscrever neste link.
Abaixo, confira a programação completa das palestras. O cronograma das oficinas pode ser encontrado no site.
Palestras
Quarta-feira (5 de outubro)
- 9h – Voz dos oceanos: a volta ao mundo, de Magalhães a Schurmann. Palestrantes: David Schurmann e Heloisa Schurmann (online)
- 10h – Educar cidadãos do mundo: cuidar de si e do outro. Palestrante: Bernardo Toro (online)
- 10h – Escuta e Educação. Palestrante: Christian Dunker (presencial)
- 11h – Painel – Assunto 1: O efeito escola na Educação Básica e o desenvolvimento socioeconômico. Palestrante: Naércio Menezes (presencial). Assunto 2: O desenvolvimento tecnológico na educação e o mundo do trabalho: por uma tecnologia criativa. Palestrante: Paulo Blikstein (presencial)
- 14h – Jogos online no desenvolvimento integral e educação das crianças. Palestrantes: Raquel Franzim e Sylvia Nabinger (online)
- 15h – O impacto da gestão escolar na aprendizagem. Palestrantes: Maria Helena Bravo (presencial) e Janaína Barros (online)
- 16h – O mar que há depois do mar: educação para o século 21. Palestrante: Mia Couto (online)
- 17h – Escuta e Educação. Palestrante: Christian Dunker (presencial)
Quinta-feira (6 de outubro)
- 9h – Tecnologia, impacto social e diversidade. Palestrantes: Lucas Lima (presencial) e Lady Mariéme Jamme (online).
- 10h – A BNCC e as meninas nas ciências. Palestrantes: Tania Bélen e Ana Ligia Scachetti (presencial)
- 11h – Diversidade de gênero: como transformá-la em um motor de inovação. Palestrante: Camila Achutti (presencial)
- 11h45min – Painel – O desenvolvimento da tecnologia na Educação Básica como compromisso social. Palestrantes: Denise Marconi, Carlos Lenuzza, Juliano Colombo e Marcelo Magrisso (presencial)
- 14h – Tecnologia da inovação e da criatividade a favor da Educação. Palestrantes: Paulo Blikstein e André Raabe (presencial)
- 15h – Admirável Mundo Nano. Palestrante: Marcia Barbosa (presencial)
- 16h – STEAM em sala de aula e as relações com o mundo do trabalho. Palestrantes: Denise Marconi (presencial) e Leandro Holanda (online)
- 17h – Ciências da aprendizagem e a educação maker. Palestrantes: Renato Russo (online), Gustavo Borba (online), Inara Bezerra (online) e Bruno Anicet (presencial)