Esta segunda-feira (21) marca o início do ano letivo na Universidade Federal do Rio Grande (Furg), no sul do Estado. As aulas são referentes ao primeiro semestre e começaram somente agora em razão das alterações no calendário acadêmico causadas pela pandemia.
Nas duas primeiras semanas, as coordenações dos cursos prepararam uma série de atividades online para receber os calouros. Ao todo, são 382 ações programadas até julho. Entre elas, estão iniciativas solidárias a partir do projeto Acolhida Cidadã, em que os cursos vão realizar arrecadações e doações de alimentos e roupas.
Além disso, também haverá palestras, apresentações institucionais, exposições artísticas, passeios em museus e participações musicais. Uma das principais atrações acontece no dia 6 de julho, com uma live do cantor Fernando Anitelli, líder e vocalista da banda paulista O Teatro Mágico.
Neste semestre, a Furg estima ter 10 mil estudantes de graduação presencial, mais de 300 alunos de graduação a distância e cerca de 2,5 mil alunos de pós-graduação. Eles estão distribuídos em 66 cursos de graduação, 33 cursos de mestrado, 13 cursos de doutorado, 14 cursos de residência e 24 cursos de especialização.
A programação completa da Acolhida Cidadã Virtual 2021 pode ser conferida neste link.
Calendário presencial
Não só as atividades remotas sofreram atraso com as paralisações e adaptações devido à pandemia, mas também, sobretudo, as práticas. Isso porque nem todas disciplinas puderam ser adaptadas para modelos a distância.
Dessa forma, conforme o reitor da Furg, Danilo Giroldo, outras alternativas precisaram ser pensadas para que o calendário acadêmico não ficasse ainda mais travado.
— Isso varia muito de acordo com as características dos cursos. Muitas atividades que são práticas puderam ser convertidas para o modelo remoto, mas algumas, não. Então, estamos buscando alternativas, como liberação da outorga de grau para estudantes que já estão no final dos cursos — explica o reitor.
Por outro lado, os semestres iniciais foram flexibilizados para que os alunos pudessem otimizar a grade e “puxar” disciplinas teóricas que, até então, seriam mais avançadas, para o início do curso. Assim, podem adiantar essas cadeiras e deixar somente as atividades práticas para depois.
—Temos muita coisa represada ainda nos anos iniciais. Mesmo assim, houve uma reprogramação das atividades pedagógicas. Agora, é possível que o estudante possa organizar a sua grade. Inclusive, já estamos avaliando manter essa flexibilização futuramente — avalia Giroldo.