Depois de um ano e quatro meses de aulas pelo celular e pelo computador, a rede municipal de educação de Canoas, na Região Metropolitana, começa hoje (7) a retomada do ensino presencial. O retorno chegou a ser planejado para o início de março, mas o pico da pandemia no Rio Grande do Sul obrigou a prefeitura ao adiamento.
Quarenta escolas de Educação Infantil estão reabrindo, nesta manhã, para receber os alunos novamente. São cerca de 5.350 crianças matriculadas nesse nível, mas nem todas voltam para as salas de aula agora. De acordo com Sônia Rosa, secretária da Educação do município, 42% das famílias manifestaram interesse de que os filhos retornassem, assinando um termo de anuência, mas o número de estudantes que de fato comparecerá deverá ficar abaixo disso.
Ao final de cada dia, será feita uma avaliação da frequência dos alunos e da efetividade da implementação das medidas de prevenção da infecção por coronavírus, como acesso a álcool gel, distribuição de máscaras descartáveis para quem necessitar e manutenção de janelas abertas para boa ventilação dos ambientes.
— Houve uma grande força-tarefa para a preparação das escolas. Sentimos emoção e alegria por receber esses pequenos — afirma Sônia.
O calendário de retorno da rede municipal terá continuidade com outros níveis ao longo das próximas duas semanas. No dia 14 de junho, segunda-feira da semana que vem, são esperados os alunos do 1º ao 5º ano do Ensino Fundamental e, no dia 21, as crianças e os adolescentes do 5º ao 9º ano do Ensino Fundamental.
No total, a rede municipal da cidade tem 84 escolas e 32 mil estudantes na Educação Infantil e no Ensino Fundamental.