Profissionais ligados à educação fizeram um protesto na tarde desta terça-feira (20) em frente ao Palácio Piratini. O ato reuniu diretores e professores de escolas, pais e motoristas de vans escolares da Região Metropolitana. Um grupo de Caxias do Sul também participou do ato.
A principal reivindicação do grupo era a retomada das aulas presenciais no Estado. Com faixas, bandeiras e cartazes, os manifestantes pediam atitudes por parte do governo do Estado
Uma das participantes do ato é a motorista de van Katia Henriques. Ela frisa que os profissionais da área de transporte escolar estão desde o início da pandemia sem trabalhar regularmente.
— Pedimos que a volta às aulas ocorra regularmente, e que não venha outra bandeira que nos impeça de trabalhar. Nos estamos pagando todos os impostos, mas nem sequer somos ouvidos — disse ela.
Desde março, o governo gaúcho tenta a retomada das aulas presenciais no Eatado. Entretanto, o reinício das atividades foi suspenso por conta de decisões judiciais. Neste momento, o pleito do Piratini pela retomada está no Supremo Tribunal Federal (STF), com o ministro Nunes Marques como relator. Em paralelo, o Estado também tenta incluir os professores na lista de prioridades para vacinação, em ação que está sendo relatada pelo ministro Ricardo Lewandowski.