Duas novas instituições de ensino gaúchas foram indicadas pela Secretaria Estadual de Educação (Seduc) para receber o modelo de escola cívico-militar criado pelo governo federal. Trata-se da Escola Estadual de Ensino Médio Santa Cruz, de Santa Cruz do Sul, e da Escola Estadual de Ensino Médio Nossa Senhora Aparecida, de Tramandaí.
Segundo Paulo Magalhães, diretor-geral da Seduc, as escolas foram escolhidas obedecendo os critérios do Ministério da Educação, como oferecer Ensino Médio, ter entre 500 e 1 mil alunos e atender estudantes que moram em zonas de vulnerabilidade social.
— Além disso, olhamos para regiões do Estado que ainda não tinham escolas nesse modelo — comenta o diretor.
Após a escolha, foi feita uma audiência de esclarecimento com o corpo diretivo, Conselho de Pais e Mestres (CPM) e conselho escolar de cada escola para tirar dúvidas sobre o programa. Na sequência, ocorreu uma audiência pública onde a comunidade escolar votou por aderir ao programa. Em Tramandaí, a votação aconteceu no início da última semana. Já em Santa Cruz do Sul, a audiência foi realizada na sexta-feira (29).
— Depois, a gente pega a ata com os detalhes da votação e encaminha ao Ministério da Educação junto de uma carta da Seduc dizendo que os colégios aceitaram as condições do programa — explica Magalhães.
A partir daí, cabe ao Programa Nacional das Escolas Cívico-Militares (Pecim), uma subpasta do MEC, analisar os dados, fazer questionamentos para entender a realidade pedagógica e estrutural da escola e inclui-la, ou não, ao programa. GZH entrou em contato com o ministério e aguarda retorno para saber o prazo de resposta às indicações.
Atualmente, a rede estadual já conta com três instituições contempladas pelo programa nacional: as escolas Alexandre Zattera, em Caxias do Sul, Carlos Drummond de Andrade, em Alvorada, e Oswaldo Aranha, em Alegrete, além das de âmbito municipal, localizadas em Bagé, Encantado e Uruguaiana. Uma reportagem de GZH de dezembro mostrou, porém, que as unidades estaduais ainda não tiveram mudanças práticas com a adesão ao programa.
O Programa Nacional das Escolas Cívico-Militares é uma iniciativa do Ministério da Educação, em parceria com o Ministério da Defesa, que apresenta um conceito de gestão nas áreas educacional, didático-pedagógica e administrativa com a participação do corpo docente da escola e apoio dos militares.
*Colaborou Daniel Giussani