As transformações provocadas pela covid-19 obrigaram professores e alunos a trocar o quadro negro e a conversa pelas chamadas de vídeo via computador. O processo foi desafiador para todos, mas quem tinha como objetivo entrar em uma universidade em 2021 precisou se esforçar ainda mais para não deixar nenhum conteúdo para trás.
A poucos dias da primeira data de provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), GZH conversou com quatro pessoas que se preparam para o teste. Alunos ou ex-alunos, iniciantes ou experientes, eles contam como foi a preparação para a prova, que passou por adiamentos e indefinições ao longo de 2020.
O próximo domingo (17) marca o primeiro dia da prova impressa. Há ainda datas previstas para a prova digital e para a reaplicação do exame (veja cronograma abaixo).
Ouça os relatos das estudantes, veiculados na Rádio Gaúcha, nesta terça-feira (12):
As provas
- As provas do modelo impresso ocorrem em 17 e 24 de janeiro (domingos).
- Os candidatos incluídos em grupo de risco para o coronavírus realizarão o exame em uma sala exclusiva, com no máximo 12 pessoas. As informações foram fornecidas no momento da inscrição.
- Quem for infectado pela covid-19 pode solicitar a realização da prova nos dias 23 e 24 de fevereiro (quarta e quinta-feira), data da reaplicação. Para isso, é necessário comunicar o diagnóstico positivo até um dia antes da aplicação da prova pela Página do Participante, o site oficial do Enem, onde também deve ser anexado o laudo médico. Se os sintomas surgirem no dia da prova, o relato deve ser feito pelo telefone 0800 61 61 61.
- Os exames da versão digital, novidade este ano, estão marcados para 31 de janeiro e 7 de fevereiro (domingos). A aplicação não é feita em casa, mas sim em locais de prova previamente determinados. Nesta edição piloto, apenas a prova de redação continuará sendo aplicada em papel.
- O local de prova pode ser consultado no cartão de confirmação de inscrição no Enem, disponível na Página do Participante ou no aplicativo. O cartão também traz número de inscrição, data e hora do exame. A orientação é que os estudantes levem o cartão impresso no dia da prova, além de um documento oficial com foto.
- São quatro provas objetivas, com 45 questões cada, além de um texto dissertativo-argumentativo com, no máximo, 30 linhas.
Perfil
- No total, 5,7 milhões de pessoas se inscreveram para fazer as provas do Enem, sendo quase 250 mil no Rio Grande do Sul.
- Para o Enem digital, as provas ocorrerão em seis cidades gaúchas: Bento Gonçalves, Caxias do Sul, Pelotas, Porto Alegre, Santa Cruz do Sul e Santa Maria.
Reforço
- Entre 18 de maio e 9 de dezembro, uma iniciativa do governo do Estado levou aulas preparatórias para o Enem à TVE e à TV Assembleia. Segundo a Secretaria Estadual de Educação (Seduc), 20 horas/aula semanais foram transmitidas, em um total de 464 horas de preparação. As aulas do pré-Enem que foram gravadas ainda estão disponíveis para acesso no YouTube da Seduc, e o conteúdo é aberto para todos. Até o momento, foram mais de 660 mil visualizações.
- A plataforma Resolve Sim foi disponibilizada para os cerca de 66 mil estudantes do 3º ano do Ensino Médio da rede estadual em 2020 e seguirá sendo ofertada em 2021. A ferramenta funciona de forma integrada à plataforma Google Sala de Aula e traz conteúdo das quatro áreas do conhecimento, além de uma página especial de provas de preparação. Há atividades em e-books, infográficos, vídeos, tarefas e até jogos.