O secretário de Planejamento do Rio Grande do Sul, Cláudio Gastal, projetou que os aprovados nos novos concursos que ocorrerão no Estado devem começar a ser chamados em 2022.
O anúncio de que o Executivo gaúcho autorizou a abertura de novas seleções para preencher 3.429 vagas no serviço público, foi feito na tarde desta quinta-feira (14). A maioria será para novos professores — 1,5 mil.
A elaboração dos concursos deve ocorrer durante o primeiro semestre deste ano e depois deve ser publicado o edital, conforme o secretário:
— Como são variadas as carreiras, são coisas diferentes para elaborar. Então será um edital para cada área, isso leva um tempo. Provavelmente essa elaboração deve levar todo o primeiro semestre de 2021. A partir daí, nós temos também a licitação da empresa que vai fazer o concurso, e outros processos — afirmou o secretário em entrevista ao programa Estúdio Gaúcha nesta noite.
— Acredito que teremos, na melhor das hipóteses, a possibilidade de começar a pensar em chamamento em 2022 — complementou.
Segundo o governador Eduardo Leite, o anúncio é possível devido aos ajustes na administração e cortes de gastos. Além disso, os servidores ingressarão já no novo regime de previdência. Mas o governo não apresentou qualquer previsão de início do processo e sequer estimativa de realização ainda em 2021.
Durante a tarde, no entanto, o governo não arriscou falar sobre um possível cronograma.
O Executivo gaúhco também anunciou nesta tarde que outros 259 candidatos já aprovados em concursos serão chamados até fevereiro, 220 deles para a Secretaria Estadual da Fazenda e outros 39 para a de Planejamento. Essas nomeações terão repercussão anual futura de cerca de R$ 62 milhões.