Estão abertas, até o dia 8 de janeiro, as inscrições para a edição de verão do programa de intercâmbio acadêmico Studies of the U.S. Institutes for Student Leaders on Education and the Future of Work (SUSI), promovido pelo governo norte-americano com apoio da Embaixada e Consulados dos Estados Unidos no Brasil. Executado pela Foundation for International Understanding Through Students (FIUTS), da Universidade de Washington, o SUSI selecionará cinco universitários brasileiros, de 18 a 25 anos, para representarem o país nas atividades — previstas para ocorrerem entre julho e agosto de 2021, em Seattle, nos Estados Unidos.
Os selecionados devem passar cinco semanas no país, com todas as despesas custeadas pelo governo norte-americano, incluindo passagens aéreas, hospedagem e alimentação. O período contempla uma residência acadêmica de quatro semanas, que consistirá em atividades interativas em sala de aula, discussões, palestras, leituras, visitas e workshops. Haverá, ainda, uma viagem de estudo educacional, com duração de uma semana, para uma região diferente dos Estados Unidos, a fim de ampliar o conhecimento dos participantes acerca da formação baseada em habilidades adotada pelo sistema de ensino norte-americano.
Durante o programa, os selecionados também participarão de atividades para aprimoramento da capacidade de liderança, realizarão serviço comunitário e terão a oportunidade de interagir com estudantes norte-americanos em um campus universitário. Além de universitários oriundos do Brasil, participarão acadêmicos da Índia, Indonésia, Tunísia e Nigéria.
Apesar de prevista a execução em modelo de intercâmbio presencial, devido à pandemia de covid-19, o programa pode vir a ser realizado de forma virtual. Se for assim, todas as atividades serão especificamente desenhadas para interação síncrona e assíncrona, de acordo com a capacidade e recursos tecnológicos da instituição organizadora e dos participantes selecionados. O Departamento de Educação e Cultura do Departamento de Estado norte-americano determinará o formato a ser seguido e a data oficial para início das atividades — ainda não divulgada — no decorrer do ano que vem, de acordo com a situação sanitária do momento.
Como participar
Os interessados devem realizar inscrição virtual até o dia 8 de janeiro, preenchendo o formulário e enviando os documentos necessários à Embaixada. As respostas, bem como os documentos requisitados, devem ser enviados em inglês — salvo quando indicado o uso do português nas orientações. O link para envio do formulário pode ser acessado clicando aqui.
Como requisito, é preciso ter entre 18 e 25 anos, estar matriculado em um curso universitário e possuir fluência em inglês, bem como disponibilidade para participar de todo o período de realização do programa. É exigido, ainda, que o candidato possua passaporte válido, mas não há necessidade de visto, uma vez que será emitido um visto específico para participação no SUSI, custeado pelo governo norte-americano.
A partir de 22 de janeiro, após o fim do período de manifestações de interesse, a Missão dos EUA no Brasil entrará em contato com candidatos selecionados para solicitar documentação adicional e realizar entrevistas online, em inglês. Como critério para a seleção, serão priorizados os inscritos que tiveram pouca ou nenhuma exposição ao sistema de Ensino Superior dos EUA ou aos programas de intercâmbio promovidos pela Missão dos EUA no Brasil. Devido à pandemia, ainda não há prazo estipulado para o anúncio final dos participantes selecionados.