Pelo menos 23 escolas da rede privada retomaram as aulas nesta segunda-feira (19) em Porto Alegre. É o dia com maior adesão das instituições, que fizeram um escalonamento próprio a partir do calendário proposto pelo governo do Estado para retomada a partir de 5 de outubro. A maioria retoma pela Educação Infantil.
No Colégio Anchieta, no bairro Três Figueiras, alunos da Educação Infantil – que têm entre três e seis anos – são recebidos na escola nesta manhã. Uma pesquisa apontou que um terço dos 350 alunos deve optar por permanecer em casa, o que não afetará o ano letivo, segundo a Coordenadora da Educação Infantil e Ensino Fundamental 1 – de primeiro a quinto ano –, Tatiane Ayala.
— Os pais têm total liberdade. Se optarem por não voltar, não perderão nada, as aulas virtuais seguirão — diz.
Marina, seis anos, foi a primeira a chegar a área de recepção do colégio. Ao cruzar a porta, transpassou os braços, apoiando uma mão em cada ombro. Abraçou a si mesma, o novo modo de cumprimentar, seguindo a cartilha da instituição.
— As aulas virtuais foram excelentes, mas ela sente falta, não substitui a presença — explica o pai da garota, o representante comercial Márcio Lazzari, 48 anos.
Além do álcool gel na chegada - em mini-totens, do tamanho dos pequenos estudantes -, medidas foram tomadas para evitar o acesso com materiais trazidos da rua. As mochilas foram penduradas com ganchos, em um gradil, e os tênis guardados em uma sapateira. Na sala de aula, as crianças vestiram meias antiderrapantes.
Luiz Antônio, seis anos, levou chocolate de presente, homenagem ao Dia do Professor, celebrado no último dia 15.
— Tô com a mão melecada — alertou, ao entregar a sacola para a professora.
A mãe, a advogada Fernanda Beal Pacheco Ohlweiler, 42 anos, observou tudo até a porta do saguão, a partir de onde a entrada dos pais não é permitida. Os estudantes são acompanhados pela equipe pedagógica, profissionais paramentados com máscara e escudo facial, quadro funcional que compreende 35 pessoas.
Os brinquedos que demandam interação foram removidos, priorizando as atividades individuais, o que modificou o cenário do saguão, mais espaçoso.
A saudade promovida pelo semestre a distância não afetou apenas os alunos.
— Só de vê-los já da uma alegria — afirma o professor de educação física Guilherme Haro, 31 anos, há cinco na instituição.
Ensino Médio
Já no Colégio Marista Rosário, no Centro Histórico, voltam às atividades, nesta segunda-feira, os estudantes do 3° ano do Ensino Médio e os alunos da Educação Infantil.
Minutos antes de terminar o horário de entrada dos estudantes, o movimento era tranquilo dentro do prédio que acolheu, aproximadamente, 40% do seu número total de alunos, segundo a direção da instituição.
Na entrada, os funcionários – que faziam uso de máscara e proteção de acrílico – orientavam os jovens do terceirão a limpar os sapatos nos tapetes sanitizantes. Posteriormente, seguindo a sinalização indicativa no chão, eles eram levados a uma segunda estação para fazer a higienização das mãos com álcool gel para, então, terem a temperatura aferida e serem liberados para acessar as salas de aula.
A secretária Fabiana Godoy, 42 anos, mãe do estudante de Giuliano Godoy, 17 anos, afirma que confia nos protocolos sanitários aplicados pela entidade.
— Meu filho estuda no Rosário desde o jardim B. Acredito que eles fizeram e estão fazendo tudo para que os protocolos estaduais e do município sejam cumpridos. Se a escola, os alunos, os pais e os funcionários trabalharem juntos, conseguiremos manter esse esquema de retomada das aulas. Estou tranquila em relação aos métodos de proteção e meu filho também. Ele, inclusive, estava ansioso pela volta – afirma.
Longe do colégio desde março, Lara Superti, 18 anos, estudante do 3° ano, confessa que estava um pouco apreensiva com a retomada dos trabalhos presenciais:
— Mas eu não aguentava mais ficar em casa. Pensei também que não queria que minha última vinda ao colégio fosse em março. Estou feliz com a volta, vejo que a escola está se esforçando para nos deixar bem afastados dentro da sala. Parece seguro.
Na porta de cada sala de aula, um cartaz indicava que a capacidade máxima é de 19 alunos. Além disso, foi possível notar que as janelas estavam todas abertas e no chão havia a marcação, em fita isolante azul, da correta posição de cada classe com o intuito de manter o distanciamento de 1m50cm.
Na parte interna do colégio, todo o chão era coberto por adesivos que indicavam o correto fluxo de ida e vinda nos corredores e, na porta dos banheiros, cartazes sinalizavam a capacidade máxima de usuários permitida.
Na área de convivência e no bar, o cenário era totalmente diferente do habitual. Se antes as mesas e cadeiras ficavam próximas umas das outras, agora, cada bancada agora tem somente duas cadeiras. Além disso, os pufês também apresentavam 1m50cm de distância entre si. Foi perceber ainda que há lixeiras específicas para o descarte de máscaras.
A baixa adesão à volta tranquilizou Cayí da Silva, 17 anos. Ele conta que estava com saudade da rotina de ver os amigos.
— Dava até um pouco de ansiedade ficar em casa. Nesse primeiro dia, que tem pouca gente, estou me sentindo bem, mas quando as outras turmas de Ensino Médio voltarem, eu não sei como será — reflete.
Maurício Erthal, vice-diretor administrativo do Colégio Marista Rosário, reconhece que é cedo para se fazer uma análise mais profunda sobre a retomada, mas sugere que a escola está no caminho certo:
— A gente ensaiou e está envolvido, pensando esse retorno desde abril. A instituição se preparou para esse momento, mas falhas humanas podem acontecer. Por isso, estamos trabalhando fortemente com a toda a comunidade a importância da higiene das mãos, uso e troca de máscara etc. Se continuarmos desse jeito, temos grandes chances de acerto e controle da situação.
Rede pública também volta
No setor municipal, todas as unidades da rede devem reabrir, nesta segunda-feira (19), para a retomada das atividades do Ensino Infantil, para os anos inicias do Fundamental, e para o ensino especial e de Jovens e Adultos, segundo a Secretaria Municipal de Educação (Smed). No dia 3 de novembro, os anos finais do Ensino Fundamental, 1° e 2° anos do Ensino Médio e atividades de contraturno voltam.
E nesta terça-feira, 20 de outubro, será a vez dos alunos do Ensino Médio e Técnico de escolas estaduais da Capital voltarem a ter aulas presenciais. Na próxima semana, dia 28 de outubro, os estudantes dos anos finais do Ensino Fundamental retornam e, por fim, em 12 de novembro, voltam os pequenos dos anos iniciais do Ensino Fundamental.
O governador Eduardo Leite avaliou, nesta segunda-feira, em entrevista ao Gaúcha Atualidade, que há segurança sanitária para a retomada das aulas presenciais na rede estadual, prevista para esta terça-feira (20). Leite destacou que haverá reforço na limpeza das instituições de ensino e que as regras de distanciamento e os protocolos de entrada e de saída são fundamentais para evitar os riscos de contágio.
— O importante é termos o distanciamento e os protocolos sendo cumpridos nos fluxos, nas entradas e na hora do intervalo, para reduzir a possibilidade de transmissão do vírus. Os itens de proteção como máscaras, álcool gel, itens de higiene… e haverá reforço na estrutura da limpeza das escolas, com a contratação de profissionais. Inclusive, há uma redução na jornada das aulas para fazermos a constante limpeza. Então, estou muito seguro de que há capacidade para reproduzir nas escolas públicas todas as ações necessárias de proteção e limpeza — disse.
Veja quais escolas privadas voltam às aulas nesta semana
19/10 – Educação Infantil
- Centro E.M. Pastor Dohms - Unidade Higienópolis
- Centro E.M. Pastor Dohms - Unidade Zona Sul
- Colégio Maple Bear
- Escola E. F. Mãe Admirável
- Escola Projeto
- Colégio Israelita Brasileiro
- Colégio Marista Rosário
- Colégio Marista Ipanema
- Colégio Marista Champagnat
- Colégio Marista São Pedro
- Colégio Marista Assunção
- Colégio Marista Jaime Biazus
- Colégio Romano São Mateus
- Colégio Monteiro Lobato
- Colégio João Paulo II
- Colégio La Salle Dores
- Colégio Anchieta
- Colégio Mãe de Deus
- Colégio Santa Dorotéia
- Colégio Bom Jesus Sevigné
- Colégio Leonardo Da Vinci Alfa
- Colégio Leonardo Da Vinci Beta
19/10 - Ensino Médio
- Escola Vinicius de Morais
- Colégio Romano São Mateus
- Colégio Mãe de Deus
- Colégio Leonardo Da Vinci Alfa
- Colégio Leonardo Da Vinci Beta
- Colégio Marista Rosário (3º ano)
20/10 – Educação Infantil
- Colégio Santa Inês
- Colégio Bom Conselho
- Colégio Nossa Senhora da Glória
20/10 - Ensino Médio
- Colégio Nossa Senhora da Glória
21/10 - Ensino Médio
- Colégio Santa Dorotéia