O governador Eduardo Leite avaliou, nesta segunda-feira (19), que há segurança sanitária para a retomada das aulas presenciais na rede estadual, prevista para esta terça-feira (20). Leite destacou que haverá reforço na limpeza das instituições de ensino e que as regras de distanciamento e os protocolos de entrada e de saída são fundamentais para evitar os riscos de contágio.
— O importante é termos o distanciamento e os protocolos sendo cumpridos nos fluxos, nas entradas e na hora do intervalo, para reduzir a possibilidade de transmissão do vírus. Os itens de proteção como máscaras, álcool gel, itens de higiene… e haverá reforço na estrutura da limpeza das escolas, com a contratação de profissionais. Inclusive, há uma redução na jornada das aulas para fazermos a constante limpeza. Então, estou muito seguro de que há capacidade para reproduzir nas escolas públicas todas as ações necessárias de proteção e limpeza — disse o governador, em entrevista ao Gaúcha Atualidade.
Leite também argumentou que as escolas são mais seguras em termos de higiene do que outros ambientes por onde circulam as crianças, valorizando a importância das instituições de ensino para a formação dos jovens.
— Saúde não é só não ter coronavírus. A saúde tem que ser vista de forma integral. Essas crianças estão circulando, estão acompanhando os pais e as mães em outros ambientes, onde estão tão ou mais expostas do que na escola. Com a diferença de que, na escola, estamos trabalhando todos os protocolos e, na escola, ela vai ter os estímulos e os cuidados necessários para se desenvolver. A escola se encarrega da formação. E se não há essa formação, há deformação — destacou.
De acordo com Leite, os colégios ou já receberam os materiais e equipamentos de proteção individual (EPI) comprados pelo Estado ou devem adquirir esses produtos com os recursos da autonomia escolar:
— A direção da escola pode fazer a aquisição (dos materiais) e é suficiente para fazer uma compra de itens em volume menor, mas para que emergencialmente possa fazer o retorno das aulas.
Nesta terça (20), voltam as aulas presenciais para o Ensino Médio. Na próxima semana, em 28 de outubro, serão retomadas as atividades dos anos finais do Ensino Fundamental. Por fim, 12 de novembro, voltam os alunos e professores dos anos iniciais do Fundamental.
O governador voltou a destacar que a retomada é obrigatória para professores que não estão nos grupos de risco. Quem optar por não voltar às aulas terá descontos:
— Se não houver o retorno, será considerado falta do professor. É uma questão funcional. Temos a liberação dos professores do grupo de risco, seja pela idade, seja pela comorbidade.
O governo do Estado, segundo Leite, vai oferecer computadores pessoais para todos os educadores da rede estadual. A compra está em andamento. De acordo com Leite, o modelo híbrido, com aulas presenciais e remotas, deverá ser mantido em 2021.