O professor Carlos André Bulhões tomou posse nesta segunda-feira (21) como reitor da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) para o período de 2020 a 2024. Na cerimônia, realizada no Campus Central da universidade, em Porto Alegre, Bulhões afirmou que o início dos trabalhos da nova gestão será marcado por muito diálogo e algumas modificações estratégicas na estrutura organizacional. De acordo com a UFRGS, o termo de posse da professora Patricia Pranke como vice-reitora será efetivado em 29 de setembro, seguindo orientação do Ministério da Educação (MEC).
Entre as primeiras providências da nova gestão estão a definição dos atos normativos necessários para que a universidade siga suas rotinas em meio à troca de comando. O reitor afirmou, ainda, que buscará a modernização da UFRGS, focada na formação dos estudantes, na produção de conhecimento e na integração com a sociedade.
"A soma da expertise do quadro funcional que permanece e dos novos colaboradores da Administração Central busca seguir a trajetória de excelência da UFRGS”, apontou Bulhões, em nota no site da instituição.
Logo no primeiro dia, já foram definidas as reestruturações nas pró-reitorias da UFRGS e a nova chefia de gabinete, que passam a ficar configuradas da seguinte forma:
- Pró-Reitoria de Ensino (Graduação e Pós-Graduação): Cíntia Inês Boll
- Pró-Reitoria de Pesquisa e Extensão: José Antônio Poli de Figueiredo
- Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis e Ações Afirmativas: Ludymilla Schulz Barros
- Pró-Reitoria de Administração e Gestão de Pessoas: Maurício Viegas da Silva
- Pró-Reitoria de Planejamento e Controladoria: Luis Roberto da Silva Macedo
- Pró-Reitoria de Inovação e Assuntos Institucionais: Geraldo Pereira Jotz
- Secretário de Comunicação: André Prytoluk
- Chefia de Gabinete: Paulo Eduardo Mayorga Borges
Os novos pró-reitores, vice-pró-reitores e diretores de departamentos tomam posse na terça-feira (22).
Na manhã desta segunda-feira (21), dezenas de estudantes se reuniram na reitoria da UFRGS para protestar contra a nomeação de Carlos André Bulhões Mendes para o cargo de reitor pelo presidente Jair Bolsonaro. Para esses alunos, a nomeação de Bulhões é vista como uma intervenção porque o professor, tido como mais alinhado com o Planalto, representa a chapa que recebeu a menor parcela de votos. Além disso, ganhou o menor número de votos em eleição do Conselho Universitário (Consun).
A agenda de Bulhões para os primeiros dias prevê visitas a todas as unidades acadêmicas da UFRGS. Após a primeira rodada na agenda interna, serão priorizadas algumas ações administrativas e de articulação institucional fora da universidade, tendo em vista, sobretudo, a situação financeira e os cortes previstos para a área da educação. O reitor também é esperado para uma cerimônia oficial em Brasília, em data ainda a ser confirmada.