A Universidade Federal do Pampa (Unipampa) marcou para setembro a retomada das aulas de graduação em 2020. A redefinição do calendário acadêmico ocorre após cinco meses — as atividades foram suspensas antes ainda do início do semestre, previsto para começar em 12 de março.
O primeiro semestre letivo de 2020 terá atividades de ensino entre 8 de setembro e 18 de dezembro, somente com aulas remotas. Já o segundo semestre de 2020 vai ocorrer entre 1º de fevereiro e 15 de maio de 2021.
A Unipampa tem campi em 10 cidades gaúchas: Alegrete, Bagé, Caçapava do Sul, Dom Pedrito, Itaqui, Jaguarão, São Borja, São Gabriel, Santana do Livramento e Uruguaiana.
A mudança no calendário acadêmico foi definida nesta quinta-feira (13) em reunião extraordinária do Conselho Superior Universitário (Consuni). Entre os 12 mil alunos, de 1,5 mil a 2 mil são considerados vulneráveis. Assim, a universidade abriu edital para um pacote de auxílio digital.
— É importante que eles tenham um suporte digital para qualquer tipo de comunicação. A gente não pode correr o risco de não se comunicar porque ele não tem um pacote de dados. Dentro da nossa realidade, oferecemos um auxílio de R$ 95. Se eles já têm acesso à internet, poderá usar o valor para melhorar o pacote de dados — explica o reitor e presidente do Consuni, Roberlaine Ribeiro Jorge.
Casos pontuais de alunos que não tenham equipamentos serão tratados individualmente. No entanto, segundo o reitor, a maior parte tem algum aparelho, mesmo que compartilhado com outros membros da família.
Os alunos da pós-graduação já haviam retomado as aulas de forma remota no mês de julho.