O governo do Rio Grande do Sul irá disponibilizar, a partir da semana que vem, uma plataforma que concentrará videoaulas, simulados de exercícios e games para preparar estudantes da rede pública ao Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). A iniciativa busca reduzir a desigualdade de acesso à educação durante a pandemia de coronavírus.
Segundo o secretário da Educação do Rio Grande do Sul, Faisal Karam, a ação se soma ao programa Pré-Enem, veiculado na TVE para alunos sem acesso à internet, cujos vídeos também são disponibilizados no canal do Youtube da Secretaria, o TV Seduc RS.
O conteúdo será disponibilizado após parceria com uma empresa do Rio de Janeiro, sem custo aos cofres públicos do Estado. A ideia é que as atividades sejam, também, de reforço às aulas teóricas dadas pelos professores. O anúncio oficial ocorrerá na live do governador Eduardo Leite desta quinta-feira (9), na qual estarão Karam e Luciano Huck.
— Vamos lançar mais uma plataforma, que é privada, mas de custo gratuito ao Estado do Rio Grande do Sul. É uma parceria com uma entidade da área de ensino do Rio de Janeiro que está dando uma plataforma de aulas a distância para alunos do terceiro ano do Ensino Médio, com mais de 2,1 mil atividades e exercícios que trabalham matemática e português. O aluno termina a aula e, se tem dificuldade em um exercício, vai ter na plataforma etapa por etapa como chegar ao resultado correto. São ações para melhorar a educação do aluno e manter o resultado de primeira no país — afirmou Karam.
A rede estadual do Rio Grande do Sul alcançou, no Enem 2019, a maior média na prova objetiva e na redação dentre todas as unidades federativas do Brasil, segundo levantamento da start-up de educação Evolucional, feito a pedido de GaúchaZH.