O Colégio Tiradentes da Brigada Militar de Ijuí, na Região Noroeste, teve a maior média na prova objetiva do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2019 dentre todas as escolas públicas do Rio Grande do Sul, de acordo com levantamento realizado pelo jornal Folha de S.Paulo com base em dados do Ministério da Educação (MEC).
Os alunos do terceirão alcançaram, em uma nota que varia de zero a mil, uma média de 653,98 na prova objetiva e 804,32 na redação. O desempenho mais alto foi em matemática.
A instituição não está isolada: das 10 escolas estaduais com a maior média na prova objetiva, sete são colégios Tiradentes espalhados pelo Rio Grande do Sul.
No Estado, a maior média na prova objetiva dentre todas as escolas, públicas e particulares, é da Escola Politécnica da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). Dentre as particulares, a maior média é do Colégio Sinodal, em São Leopoldo. Em Porto Alegre, a maior média geral na prova objetiva pertence ao Colégio Farroupilha.
A Tiradentes atende a alunos, em geral, de classe média, mas exige processo seletivo para matrícula – em média, são 10 candidatos por vaga. Os professores são concursados do Estado e cedidos pela Secretaria Estadual da Educação (Seduc). A infraestrutura conta com laboratórios para aulas práticas, biblioteca e salas de aula climatizadas. Há turno integral de segunda a quinta-feira no último ano do Médio.
Segundo o comandante do Tiradentes de Ijuí, major João Volmei Guerra Spagnol, o resultado não surpreende porque a instituição já mantinha bom desempenho no Enem ao longo dos últimos anos e que costuma enviar formandos para universidades de elite.
— O aluno que vem para o Tiradentes sabe o quanto será cobrado e o quanto aprenderá se tiver esforço. Nesse sentido, a comunidade acaba se envolvendo. Esses resultados acontecem em razão de boa gestão, bom projeto político-pedagógico, professores comprometidos e de os alunos quererem estar ali, com suporte da família. Agimos dentro dos nossos princípios de honestidade, lealdade e bons costumes — afirma Spagnol.
O levantamento feito pela Folha de S.Paulo excluiu escolas com menos de 10 inscritos no Enem e/ou as instituições nas quais menos de 50% do total de estudantes fizeram a prova. O ranking é com base nas provas objetivas, sem levar em conta a redação.
Desde 2016, o MEC parou de divulgar rankings com a justificativa de que a informação era usada por escolas privadas para fazer propaganda.
As escolas estaduais com maior média na prova objetiva do Enem de 2019 no RS
- Colégio Tiradentes — Ijuí
Prova objetiva: 653,98 / Redação: 804,32 - Cent Ensino Médio Tiradentes — Porto Alegre
Prova objetiva: 638,07 / Redação: 779,25 - Colégio Tiradentes — Passo Fundo
Prova objetiva: 632,07 / Redação: 781,49 - Escola Técnica Liberato Salzano Vieira da Cunha — Novo Hamburgo
Prova objetiva: 611,47 / Redação: 687,3 - Colégio Tiradentes — Santa Maria
Prova objetiva: 607,68 / Redação: 900 - Colégio Tiradentes — Santo Ângelo
Prova objetiva: 597,61 / Redação: 715,38 - Colégio Tiradentes — Pelotas
Prova objetiva: 584,4 / Redação: 750,57 - Colégio Tiradentes — São Gabriel
Prova objetiva: 569,24 / Redação: 670,4 - Colégio Estadual São Sepé — São Sepé
Prova objetiva: 562,08 / Redação: 677,62 - Escola Mestre Santa Bárbara — Bento Gonçalves
Prova objetiva: 560,51 / Redação: 686,3