O Colégio Sinodal de São Leopoldo, no Vale do Sinos, teve a maior média nas provas objetivas do Exame Nacional de Ensino Médio (Enem) de 2019 entre todas as escolas privadas do Rio Grande do Sul, de acordo com levantamento realizado pelo jornal Folha de S.Paulo com base em dados do Ministério da Educação (MEC).
Os alunos do terceirão alcançaram, em uma nota que varia de zero a mil, uma média de 657,47 na prova objetiva e de 801,4 na redação.
No Rio Grande do Sul, a maior média na prova objetiva dentre todas as escolas, públicas e particulares, é da Escola Politécnica da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). Em Porto Alegre, o primeiro posto cabe ao Colégio Farroupilha.
O Colégio Sinodal é uma instituição localizada em um terreno de quatro hectares de São Leopoldo, que recebe alunos de 23 municípios de cidades do Vale do Sinos e da Região Metropolitana. A mensalidade do terceirão é de R$ 1.945.
Estudantes têm aulas no turno inverso desde o Fundamental e, no Ensino Médio, a escola oferece 1.600 horas-aula ao longo do ano, o dobro do que é exigido por lei. Há laboratórios de robótica, física, química e biologia.
O diretor-geral do Sinodal de São Leopoldo, Ivan Renner, cita que a instituição tem bom desempenho no Enem há um bom tempo e que, nos últimos três anos, uma média de 40% dos alunos é aprovada em vestibulares de universidades federais. No ano passado, formandos foram para a Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre (UFCSPA) e Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), em São Paulo.
— Temos uma base curricular bem ampla e trabalhada com intensidade. O colégio prioriza a criatividade, o raciocínio lógico, a liberdade de expressão, o senso crítico, a sensibilidade e a liderança. Trabalhamos para que o aluno vá bem no Enem, nos vestibulares e na sua vida pessoal — afirma Renner.
O diretor da instituição destaca a ampla variedade de atividades não obrigatórias, como esportes, música, xadrez, oficinas de meio ambiente e voluntariado.
Alunos saem com conhecimento poliglota: inglês e alemão são obrigatórios da Educação Infantil ao 9º ano do Fundamental. No Médio, espanhol torna-se obrigatório e o aluno opta por seguir no inglês ou no alemão, segundo Renner.
O levantamento feito pela Folha de S.Paulo excluiu escolas com menos de 10 inscritos no Enem e/ou as instituições nas quais menos de 50% do total de estudantes fizeram a prova. O ranking é com base nas provas objetivas, sem levar em conta a redação.
As escolas privadas com maior média em provas objetivas do RS
- Colégio Sinodal — São Leopoldo
Prova objetiva: 657,47 / Redação: 801,4 - Escola de Ensino Médio Riachuelo — Santa Maria*
Prova objetiva: 651,16 / Redação: 874,12 - Colégio Farroupilha — Porto Alegre
Prova objetiva: 650,48 / Redação: 825,12 - Colégio João Paulo I — Porto Alegre
Prova objetiva: 645,98 / Redação: 766,67 - Colégio Leonardo da Vinci Beta — Porto Alegre
Prova objetiva: 644,3 / Redação: 825,38 - Colégio Riachuelo — Santa Maria*
Prova objetiva: 642,9 / Redação: 880,51 - Colégio Mauá — Santa Cruz do Sul
Prova objetiva: 640,93 / Redação: 854 - Colégio Marista Rosário — Porto Alegre
Prova objetiva: 640,32 / Redação: 748,63 - Colégio Leonardo da Vinci Alfa — Porto Alegre
Prova objetiva: 634,19 / Redação: 790,97 - Sociedade Educacional Mario Quintana — Pelotas
Prova objetiva: 633,32 / Redação: 840,98
*A Riachuelo tem duas filiais em Santa Maria