O Colégio Politécnico da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) teve a maior média no Exame Nacional de Ensino Médio (Enem) de 2019 dentre todas as escolas públicas e privadas do Rio Grande do Sul, de acordo com levantamento realizado pelo jornal Folha de S.Paulo com base em dados do Ministério da Educação (MEC).
Os alunos do 3º ano do Ensino Médio do Politécnico de Santa Maria alcançaram, em uma nota que varia de zero a mil, uma média de 670,95 na prova objetiva e 889,09 na redação. O desempenho mais alto foi em matemática.
O diretor Valmir Aita vê o desfecho positivo com naturalidade: em anos anteriores, a instituição já aparecia nos primeiros lugares. No Enem de 2018, a escola atingira o 3º lugar no ranking geral, como mostrou GaúchaZH.
Contribuem para o bom resultado o fato de o Politécnico da UFSM ser mantido com recursos federais, o que assegura infraestrutura de qualidade, carreira atrativa que incentiva professores a qualificarem-se e necessidade de realização de prova pelos alunos para matricularem-se.
Apesar de o processo seletivo ser uma espécie de vestibular que seleciona os alunos mais qualificados, Aita destaca que metade das vagas é destinada a cotistas de baixa renda, negros e pessoas com deficiência e que estudantes mais pobres, ao fim dos estudos, atingem desempenho tão bom quanto não cotistas.
— Somos uma escola pública, muitas vezes tachada de não ter qualidade. Mas temos ótima estrutura física com laboratórios, bibliotecas e salas de aula com computadores. Estar dentro da UFSM facilita a qualificação continuada dos professores. Quase todos têm doutorado — afirma o diretor.
Aita ainda salienta que a boa infraestrutura do Politécnico permite que alunos cotistas, originários de escolas com desempenho mais baixo, sejam acompanhados e possam melhorar as notas ao longo dos anos. O aluno carente, por exemplo, pode comer no restaurante universitário da UFSM a baixo custo.
— Pegamos o aluno de baixa renda lá atrás e conseguimos manter o alto nível de desempenho graças à estrutura e às aulas de reforço. Assim, no final, todos chegam em (boas) condições — diz o diretor.
O levantamento feito pela Folha de S.Paulo excluiu escolas com menos de 10 inscritos no Enem e/ou as instituições nas quais menos de 50% do total de estudantes fez a prova.
Desde 2016, o MEC parou de divulgar rankings com a justificativa de que a informação era usada por escolas privadas para fazer propaganda.
As escolas com maior média no Enem de 2019 no RS
- Colégio politécnico da UFSM — Santa Maria
- Colégio Sinodal — São Leopoldo
- Colégio Tiradentes — Ijuí
- Escola de Ensino Médio Riachuelo — Santa Maria
- Colégio Farroupilha — Porto Alegre
- Colégio João Paulo I — Porto Alegre
- Colégio Leonardo da Vinci Beta — Porto Alegre
- Colégio Riachuelo — Santa Maria
- Colégio Mauá — Santa Cruz do Sul
- Colégio Marista Rosário — Porto Alegre
Escola particular
A maior média do Estado dentre as escolas particulares foi no Colégio Sinodal de São Leopoldo, no Vale dos Sinos. Estudantes tiveram média de 657,47 na prova objetiva e 801,4 na redação.
Em Porto Alegre, a instituição privada com melhor desempenho no último Enem foi o Colégio Farroupilha, com média de 650,48 e 825,12 na redação.
As escolas privadas com maior média no Enem de 2019 no RS
- Colégio Sinodal — São Leopoldo
- Escola de Ensino Médio Riachuelo — Santa Maria
- Colégio Farroupilha — Porto Alegre
- Colégio João Paulo I — Porto Alegre
- Colégio Leonardo da Vinci Beta — Porto Alegre
- Colégio Riachuelo —Santa Maria
- Colégio Mauá — Santa Cruz do Sul
- Colégio Marista Rosário — Porto Alegre
- Colégio Leonardo da Vinci Alfa — Porto Alegre
- Sociedade Educacional Mario Quintana — Pelotas
Escola estadual
Das 10 melhores escolas estaduais no Enem de 2019, sete são unidades do Colégio Tiradentes espalhadas pelo Estado. Em primeiro lugar está o Colégio Tiradentes de Ijuí, onde os alunos tiveram uma média de 653,98 na prova objetiva e 804,32 na redação.
As escolas estaduais com maior média no Enem de 2019 no RS
- Colégio Tiradentes — Ijuí
- Cent Ensino Médio Tiradentes — Porto Alegre
- Colégio Tiradentes — Passo Fundo
- Escola Técnica Liberato Salzano Vieira da Cunha — Novo Hamburgo
- Colégio Tiradentes — Santa Maria
- Colégio Tiradentes — Santo Ângelo
- Colégio Tiradentes — Pelotas
- Colégio Tiradentes — São Gabriel
- Colégio Estadual São Sepé — São Sepé
- Escola Mestre Santa Bárbara — Bento Gonçalves