O Colégio Farroupilha teve a maior média nas provas objetivas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2019 dentre todas as escolas públicas e privadas de Porto Alegre, de acordo com levantamento realizado pelo jornal Folha de S.Paulo com base em dados do Ministério da Educação (MEC).
Os alunos do terceirão alcançaram, em uma nota que varia de zero a mil, uma média de 650,48 na prova objetiva, a melhor na Capital e a quinta maior do Rio Grande do Sul, e 825,12 na redação. O desempenho mais alto foi em matemática.
No Rio Grande do Sul, a maior média dentre todas as escolas, públicas e particulares, é da Escola Politécnica da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM).
A diretora pedagógica do Farroupilha, Marícia Ferri, acrescenta que, para além do bom resultado no Enem, vários estudantes foram aprovados em universidades públicas – seis tiraram o primeiro lugar em cursos da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), incluindo carreiras concorridas, como Psicologia ou Engenharia Civil.
— Ficamos muito felizes. O resultado representa o comprometimento dos professores com os estudantes e dos próprios estudantes. Eu diria que o tripé são professores competentes e comprometidos, famílias que têm o estudo como valor principal e o aluno envolvido desde o início. Nosso índice de fidelização é alto, normalmente se estuda aqui desde sempre — afirma Marícia.
O Farroupilha é um colégio tradicional da Capital gaúcha, localizado no bairro Três Figueiras, região de alta renda. A mensalidade do terceirão é de R$ 2.675.
A escola conta com infraestrutura robusta: há dois ginásios, sala de ginástica e laboratórios de química, física, biologia e maker (construção). No turno inverso, alunos podem participar de grupos de relações internacionais, empreendedorismo, olimpíadas do conhecimento, robótica e voluntariado.
Línguas estrangeiras também são um dos focos: inglês é ensinado da Educação Infantil ao Ensino Médio, alemão é obrigatório em todo o Ensino Fundamental e, no Médio, opta-se pelo idioma germânico ou por espanhol.
O levantamento feito pela Folha de S.Paulo excluiu escolas com menos de 10 inscritos no Enem e/ou as instituições nas quais menos de 50% do total de estudantes fizeram a prova. O ranking é com base nas provas objetivas, sem levar em conta a redação.
Desde 2016, o MEC parou de divulgar rankings com a justificativa de que a informação era usada por escolas privadas para fazer propaganda.
As maiores médias de Porto Alegre no Enem (públicas e privadas)
- Colégio Farroupilha
Prova objetiva: 650,48 / Redação: 825,12 - Colégio João Paulo I
Prova objetiva: 645,98 / Redação: 766,67 - Colégio Leonardo da Vinci Beta
Prova objetiva: 644,3 / Redação: 825,38 - Colégio Marista Rosário
Prova objetiva: 640,32 / Redação: 748,63 - Colégio Tiradentes
Prova objetiva: 638,07 / Redação: 779,25 - Colégio Leonardo da Vinci Alfa
Prova objetiva: 634,19 / Redação: 790,97 - Colégio Militar
Prova objetiva: 630,14 / Redação: 768,12 - Colégio Pastor Dohms Higienópolis
Prova objetiva: 622,32 / Redação: 790,53 - Colégio Anchieta
Prova objetiva: 621,18 / Redação: 786,83 - Colégio Israelita Brasileiro
Prova objetiva: 620,79 / Redação: 840