As notas de corte para ingresso em cursos de Medicina no Rio Grande do Sul continuam altas e variando pouco nesta primeira edição do Sistema de Seleção Unificada (Sisu) 2020. A nota mínima esperada para quem pretende se tornar médico na rede pública de Ensino Superior é 762,38 pontos. Ao todo, sete universidades federais oferecem o curso no Estado.
Com a divulgação do segundo dia de notas de corte, a diferença entre a instituição federal mais concorrida e aquela que exige as menores notas mínimas para ingresso por ampla concorrência no Estado variou um pouco mais em relação ao primeiro dia, chegando a 20,9 pontos.
Entre as instituições que oferecem o curso no Estado, a concorrência mais acirrada está para quem tem o sonho de virar bixo de Medicina na Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre (UFCSPA). Para conseguir a aprovação, segundo a simulação feita na ferramenta, o estudante precisaria ter feito no mínimo 783,28 pontos na última edição do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).
Segundo levantamento no site do Sisu, a instituição que apresenta nota mais baixa é a Universidade Federal do Pampa (Unipampa), com pontuação de 762,38. Ambas as pontuações correspondem ao acesso universal, ou seja, não se aplicam aos candidatos que podem utilizar a Lei de Cotas ou ações afirmativas.
Esses dados dizem respeito às notas divulgadas à meia-noite desta quinta-feira (23). Para calcular a pontuação de corte dos cursos, por modalidade de concorrência, o Sisu considera a quantidade de vagas disponíveis e o número de inscritos no dia anterior. A nota de corte é, portanto, apenas uma referência, e não assegura a classificação final.
É possível alterar as opções de cursos e universidades escolhidos ao longo do período de inscrições. Apenas a última alteração feita será considerada ao final do prazo. Por isso, é importante que os candidatos monitorem as notas de corte.
O prazo para candidatos buscarem uma vaga nas universidades federais vai até domingo (26). A divulgação do resultado será na terça-feira (28).
Notas de corte parciais em Medicina no RS*
- Furg: 786,01 (74 vagas, sendo 35 vagas de ampla concorrência)
- UFCSPA: 783,28 (100 vagas, sendo 50 vagas de ampla concorrência)
- UFRGS: 782,12 (42 vagas, sendo 21 vagas de ampla concorrência)
- UFSM: 781,36 (60 vagas, sendo 30 vagas de ampla concorrência)
- UFFS: 780,70 (20 vagas, sendo 1 vaga de ampla concorrência)
- UFPel: 778,88 (41 vagas, sendo 20 vagas de ampla concorrência)
- Unipampa: 762,38 (30 vagas, sendo 13 vagas de ampla concorrência)
* Notas de corte para ampla concorrência em 23 de janeiro de 2020.
Nota de corte
É a menor nota para o candidato ficar entre os potencialmente selecionados para cada curso. O Sisu calcula a nota de corte de cada curso com base no número de vagas e o total de inscritos. Esse cálculo (divulgado à meia-noite) é apenas uma referência para ajudar no monitoramento da inscrição do candidato, e não garante seleção.