Relatos nas redes sociais indicam que por volta das 10h desta terça-feira (28), por alguns minutos, a lista com os resultados dos selecionados foi liberada no site do Sistema de Seleção Unificada (Sisu). A informação já não está mais no ar.
Em nota enviada a GaúchaZH, o Ministério da Educação (MEC) admitiu que listas do Sisu foram publicadas no site do sistema.
"O Ministério da Educação informa que as listas do Sistema de Seleção Unificada (Sisu) 2020 visualizadas, por alguns minutos, na manhã desta terça-feira (28), não representam o resultado oficial. Em razão de decisão judicial, a divulgação do resultado final continua suspensa."
Conforme o cronograma do Sisu, os nomes dos aprovados deveriam ser divulgados nesta terça. Porém, o resultado foi embargado por decisão liminar da Justiça de São Paulo. A origem está nas notas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2019, usadas na disputa pelas vagas do Sisu. Quase 6 mil candidatos teriam ficado com notas distorcidas devido a um erro da gráfica Valid, contratada pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep), para imprimir as provas do Enem.
O governo federal recorreu da decisão liminar, mas o Tribunal Regional Federal da 3ª Região (TRF3) negou pedido da Advocacia-Geral da União (AGU), na noite de domingo (26), e manteve suspensa a divulgação do resultado do Sisu. Com a decisão, segue em vigor a liminar concedida pela Justiça Federal de São Paulo, que impede que os resultados sejam divulgados nesta terça, data estimada pelo governo.