O sistema do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) — que apresentou instabilidade durante a terça-feira (7) — foi regularizado nesta quarta-feira (8). De acordo com a assessoria de imprensa do órgão, todos os sistemas e plataformas do INSS encontram-se normalizados.
Na manhã desta quarta-feira, houve relatos de filas em agências de Porto Alegre. Durante a tarde, a situação era tranquila nos postos do INSS da Avenida Bento Gonçalves e do centro da Capital. A assessoria de imprensa informa que os segurados que não conseguiram ser atendidos devido à instabilidades no sistema tiveram suas solicitações reagendadas.
O atendimento é oferecido somente até as 13h para quem chega a uma agência sem avisar. Quem for a um posto do INSS depois desse horário será orientado a agendar o serviço (telefone 135) ou a voltar no dia seguinte.
Os pedidos de aposentadoria e outros benefícios, como pensão por morte e auxílio-acidente, realizados de acordo com a nova legislação, estão paralisados e não começaram a ser concedidos. O motivo é que o sistema do INSS ainda não está adaptado para analisar esses requerimentos conforme as regras vigentes, após a reforma da previdência, e não há previsão para que a atualização seja concluída. Uma força-tarefa formada por INSS, Secretaria de Previdência e Empresa de Tecnologia e Informações da Previdência Social (Dataprev) foi criada para converter as hipóteses de aplicação da nova lei em regras do sistema.