Depois do registro de erros na impressão de provas do Ensino Nacional do Ensino Médio (Enem) 2019, que levaram a falhas na correção das notas de aproximadamente 6 mil alunos, e da instabilidade do site que recebe as inscrições do Sistema de Seleção Unificada (Sisu) 2020 – em que os estudantes que fizeram o Enem disputam vagas em instituições públicas de Ensino Superior –, mais um problema tem preocupado os estudantes. Nesta sexta-feira (24), alunos têm reclamado nas redes sociais que o sistema está contemplando alguns usuários com duas vagas ao mesmo tempo, o que está elevando muito a nota de corte em diversos cursos.
No Sisu, cada estudante pode escolher até duas vagas: se sua nota for suficiente para ser aprovado na primeira opção, o concorrente é automaticamente descartado da segunda opção. No entanto, uma falha no sistema tem feito com que alunos com notas altas ocupem as duas vagas ao mesmo tempo, o que levou a um aumento generalizado das notas, frustrando muitas pessoas.
Diversos usuários têm relatado o problema nas redes sociais:
O Sisu é a principal forma de acessar o Ensino Superior público com a nota do Enem. Para participar, é necessário não ter zerado a redação. Neste semestre, são 237.128 vagas em 128 instituições de todo o país. A inscrição é gratuita e deve ser feita na página do programa na internet.
O sistema seleciona os mais bem classificados em cada curso, de acordo com as notas no Enem e eventuais ponderações, como pesos atribuídos às notas ou bônus. Caso o desempenho do candidato permita o ingresso nos dois cursos, prevalecerá a primeira opção, com apenas uma chamada para matrícula.
A data final de inscrições seria sexta-feira (24). Com as inconsistências na correção das provas do Enem, o Ministério da Educação (MEC) decidiu dar mais tempo para os estudantes, até domingo (26), para evitar prejuízos. Os resultados serão divulgados no dia 28 de janeiro.