O Ministério da Educação (MEC) empossou na quinta-feira (12) os reitores de cinco novas universidades federais. As instituições foram criadas em 2018, a partir do desmembramento de outras federais maiores e mais antigas, mas, até então, funcionavam sem reitoria própria. Os novos centros de Ensino Superior fazem parte de um processo de interiorização da educação promovido pelo governo federal.
Tiveram posse os administradores da Universidade Federal de Jataí (UFJ) e da Universidade Federal de Catalão (UFCat), ambas desmembradas da Universidade Federal de Goiás (UFG); da Universidade Federal do Agreste de Pernambuco (Ufape), desmembrada da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE); da Universidade Federal de Rondonópolis (UFR), desmembrada da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT); e da Universidade Federal do Delta do Parnaíba (UFDPar), desmembrada da Universidade Federal do Piauí (UFPI).
O MEC anunciou como criação das universidades a posse dos reitores, apesar de as sanções presidenciais que formalizaram as leis de abertura das instituições terem sido publicadas ainda durante o governo Michel Temer. Em março, o presidente Jair Bolsonaro assinou decreto que extinguiu 13,7 mil cargos em universidades públicas, cortando, na ocasião, todas as funções gratificadas das federais recém-criadas.
Durante a posse dos reitores, o ministro Abraham Weintraub afirmou que a criação dessas universidades em um ano é sinal de que o Brasil está saindo da crise.
— O objetivo é que (as novas universidades) se transformem em centros de excelência modernos — pontuou.
Os novos reitores empossados são:
Universidade Federal de Jataí (UFJ) – Américo Nunes da Silveira Neto é engenheiro agrônomo pela Universidade Federal de Lavras, mestre e doutor em agronomia pela Universidade Federal de Goiás (UFG). Já atuou como chefe da Unidade Acadêmica Especial de Ciências Agrárias na UFG. Também tem experiência em organização de grandes eventos do setor. Atualmente, é professor efetivo dos cursos de agronomia e zootecnia e diretor de regional da UFG.
Universidade Federal do Agreste de Pernambuco (Ufape) – Airon Aparecido Silva de Melo é graduado, mestre e doutor em zootecnia pela Universidade Federal Rural de Pernambuco. Até assumir a reitoria, cumpria seu segundo mandato como diretor-geral e acadêmico da Universidade Federal Rural de Pernambuco.
Universidade Federal de Rondonópolis (UFR) – Analy Castilho Polizel de Souza é graduada e mestre em agronomia e doutora em genética e bioquímico, todos os títulos conquistados na Universidade Federal de Uberlândia. Atuou como coordenadora do curso de Engenharia Agrícola e Ambiental, Diretora do Instituto de Ciências Agrárias e Tecnológicas e Pró-reitora do Campus Universitário de Rondonópolis.
Universidade Federal do Delta do Parnaíba (UFDPar) – Alexandro Marinho Oliveira é matemático graduado pela Universidade Federal do Piauí (UFPI), mestre pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB) e doutor pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Hoje, é diretor eleito e professor associado da Universidade Federal do Delta do Parnaíba (UFDPar).
Universidade Federal de Catalão (UFCat) – Roselma Lucchese é graduada em enfermagem e obstetrícia pela Fundação Educacional de Fernandópolis, mestre em enfermagem psiquiátrica pela Universidade de São Paulo e doutora enfermagem pela Universidade de São Paulo (USP). Atualmente é professora e diretora da Regional Catalão na Universidade Federal de Goiás (UFG).