O ministro da Educação, Abraham Weintraub, considerou que o segundo dia do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2019, realizado neste domingo (10), transcorreu com normalidade, apesar de a íntegra de uma prova ter vazado no meio da tarde. Na avaliação dele, a edição deste ano foi a melhor de todos os tempos.
Confira a coletiva abaixo:
Por volta das 16h30min, uma hora e meia antes do horário em que os candidatos podiam deixar os locais de prova com o caderno de questões, imagens do exame começaram a circular em grupos de professores no WhatsApp, segundo revelou o jornal O Globo.
Weintraub reconheceu ter havido divulgação da prova nas redes sociais, mas disse não se tratar de um vazamento, uma vez que só ocorreu após o início da prova. Segundo ele, não houve prejuízo à sociedade.
— Não teve nada a ver com a estrutura em si. Indivíduos desses 5 milhões de pessoas que fazem o Enem, estatisticamente irrelevantes, antes do final da prova, antes do adequado, se comportaram de maneira inadequada — disse o ministro.
Weintraub afirmou que um homem, maior de 18 anos, foi responsável por isso e que já foi registrado um boletim de ocorrência contra ele. Em diferentes momentos da coletiva, o ministro afirmou que a culpa acompanhará o jovem.
— Fica na ficha corrida dela para o resto da vida. É um trouxa, um babaca. Desculpa. É um bobo. Nós não devemos dar a publicidade a um idiota desse. Ele provavelmente ao longo da vida dele vai repetir todas as mediocridades.
O ministro também informou que foram eliminados 371 pessoas neste domingo, por não cumprimento das regras do exame. O número preliminar deve crescer, devido às proporções do Enem e dificuldade de comunicação entre todas as escolas participantes. Apesar dos dados ainda não estarem consolidados, o ministro destacou a baixa abstenção nesta edição do Enem. Segundo ele, cerca de 27% dos participantes não compareceram ao exame neste domingo. Dos 5.095.388 inscritos confirmados, 3.709.809 estiveram presentes. Conforme Weintraub, foi a menor abstenção da história.
Realizado em mais de 1,7 mil municípios brasileiros, o segundo dia do Enem 2019 teve as provas de exatas e ciências da natureza — foram 90 questões de biologia, química, física e matemática. Professores de cursos preparatórios consideraram que o exame foi mais conteudista do que interpretativo:
— Foi uma prova trabalhosa — avaliou Bernardo Copello Alves, professor de física do sistema de ensino COC.
Uma das questões, que virou assunto nas redes sociais, citava uma conhecida tática das cozinheiras, que é usar batatas para diminuir o sal dos alimentos. A pergunta citava o caso de uma cozinheira que salgou demais o caldo de feijão e usou as batatas para amenizar o sabor.
Weintraub afirmou que o único caso do Enem 2019 que configuraria comportamento prejudicial à sociedade ocorreu no primeiro domingo do exame e envolveu duas aplicadoras do Enem no Ceará. Elas teriam feito circular uma foto da prova de redação. Weintraub diz que as mulheres planejaram a ação previamente e classificou o comportamento de uma delas como "terrorismo".
— Não estou chamando de senhora, não estou chamando de cidadã, estou chamando de mulher, que tentou aterrorizar a sociedade brasileira. Uma pessoa vil — atacou o ministro.
Os gabaritos oficiais serão divulgados na quarta-feira (13). Também serão divulgados os Cadernos de Questões, em todas as suas versões. No total, serão seis gabaritos para cada dia de aplicação e seis Cadernos de Questões, de acordo com as cores da prova e opções acessíveis. Os resultados individuais do Enem 2019 serão divulgados na Página do Participante e no aplicativo do Enem, em janeiro de 2020, a partir de consulta com CPF e senha.
O resultado dos participantes eliminados, segundo o Inep, não será divulgado, mesmo que eles tenham realizado o Enem nos dois dias de aplicação. Para os treineiros, que fazem o exame para autoavaliação de conhecimentos, a consulta só será liberada em março do ano que vem.
Extraoficial
- GaúchaZH publica um gabarito extraoficial elaborado por professores do curso de preparação online Me Salva!. As respostas já estão no ar.
Colaborou: Bibiana Davila