O Ministério da Educação (MEC) desbloqueou 679 bolsas de estudo de pós-graduação. O anúncio foi feito pelo ministro Abraham Weintraub, em entrevista coletiva nesta quinta-feira (3), em Brasília.
A quantia liberada para a Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) chega a R$ 270 milhões. A liberação leva em conta programas com nota quatro.
O Rio Grande do Sul é o segundo Estado com mais bolsas de estudo desbloqueadas. Das 679, 110 são para universidades gaúchas – 16,2% do total.
Em primeiro lugar, aparece São Paulo (138), seguido do Paraná (68). Os dados foram divulgados pela Capes a pedido de GaúchaZH. Os números por universidades não foram informados.
Em 11 de setembro, o MEC já havia desbloqueado 3.182 bolsas para programas com notas cinco, seis e sete. Somados as liberações ao longo do ano, cerca de oito mil seguem congeladas.
O ministro voltou a dizer que parte dessas bolsas foi cortada, sem a possibilidade de futuros desbloqueios:
— Nenhum reitor do Brasil que teve suas bolsas individuais canceladas veio apresentar e justificar para que elas fossem mantidas — afirmou o ministro.