A partir desta terça-feira (20), entrou em vigor uma parceria entre o Senai e a Yamaha para a qualificação de mecânicos de motocicletas. A marca inaugurou seu primeiro Centro de Treinamento (CT) fora de São Paulo em Porto Alegre, junto ao Senai Automotivo (Rua dos Maias, 830, bairro Rubem). O espaço receberá a capacitação de mecânicos e auxiliares das concessionárias da marca, bem como alunos de cursos oferecidos na unidade passarão a contar com a tecnologia da marca e 24 novas motos para utilização em aulas.
O CT da capital gaúcha foi o primeiro de oito que serão inaugurados no país. Para o gerente de operações do Senai Automotivo em Porto Alegre, Rafael Garcez Freire, esta união de esforços levará aos alunos "o melhor da mecânica de motocicletas que existe no mercado":
– Esses equipamentos de alta tecnologia serão utilizados desde os cursos de aprendizagem industrial até na formação de mecânicos especializados.
Diretor regional do Senai-RS, Carlos Artur Trein explica que o aproveitamento de alunos de cursos técnicos do Senai na indústria, um ano após a formação deles, chega a 72% – o que abre boas perspectivas para quem busca oportunidades de emprego.
O curso de mecânico de motocicletas, com duração de 180 horas (cerca de dois meses e meio) recebe inscrições pelo site do Senai. A próxima turma, com início em setembro, está lotada. Porém, é possível registrar interesse no curso para a turma seguinte, prevista para começar as aulas em fevereiro de 2020.