O Ministério da Educação (MEC) prorrogou para sexta-feira (5) o prazo para que estudantes selecionados para o Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) concluam suas inscrições, após ter sido identificado que um problema tem impedido a troca de informações entre o sistema do Fies e os agentes financeiros. As informações são do portal G1.
Com isso, há relatos de milhares de universitários que foram selecionados pelo programa mas que estão sem poder ir à aula em universidades particulares por causa do problema, uma vez que a questão tem impedido a conclusão do processo e a garantia da matrícula.
A fase inicial de complementação da inscrição era entre 26 de fevereiro e 7 de março. Ainda em março, esse prazo já havia sido prorrogado até o dia 11.
Para Sólon Caldas, diretor-executivo da Associação Brasileira de Mantenedoras de Ensino Superior (Abmes), a orientação é que as faculdades aceitem a matrícula dos alunos enquanto o problema não for resolvido. Mas ele admite muitos podem perder o semestre e ressalta que, entre reprovar neste semestre por faltas e ingressar no segundo semestre, vale mais esta opção.